No Dia de Corpus Christi, 23, toda a Rua do Comércio, no Centro de Angra, ficou enfeitada por um grande tapete colorido e ornamentado por flores, desenhos litúrgicos, mensagens de paz e de amor à natureza, para festejar o corpo e o sangue de Jesus Cristo representado pela Eucaristia. A preparação do tapete começou na noite de quarta-feira, 22 e na tarde do quinta-feira, 23, ele estava pronto à espera da solene procissão, que saiu às 16h da igreja católica do Morro da Carioca, passou sobre ele seguindo até a igreja do Carmo.
O tapete começou a ser confeccionado na noite de quarta-feira, por mulheres, crianças e homens: pessoas de todas as idades, que foram chegando e contribuindo, cada uma de uma forma diferente, mas todas unidas pela fé e tradição.
O tapete sempre é confeccionado pelas comunidades católicas, mas quem quer participar, sempre chega na hora e auxilia. O fotógrafo e desenhista Felipe, que está na cidade há dois anos, era um deles. Com um giz na mão ele fez belíssimos desenhos em frente à igreja Matriz. Uma das religiosas comentou sorrindo que “agora ele já faz parte do grupo e com certeza será mais um a desenhar para Jesus”.
O prefeito em exercício, Essiomar Gomes, acompanhou todo o cortejo e participou da missa, que foi celebrada pelo pároco Frei Fernando, na igreja do Carmo
A procissão foi muito bonita e contou com a participação de centenas de pessoas. Muitos fiéis afirmaram que foi uma das maiores dos últimos anos. A religiosa Ana Serafina , moradora do Belém, acredita que o fato da procissão ter sido realizada durante a tarde contribuiu muito para que mais pessoas pudessem participar. Quando mudaram a procissão para a manhã, não dava para eu vir. Fiquei feliz por ter conseguido acompanhá-la desta vez”, disse Ana.
Procissão Corpus Christi em Angra
Grande tapete ornamentado enfeitou a Rua do Comércio para a passagem da procissão