Quem resolveu passar o feriadão em Angra está ganhando um grande presente da prefeitura: a Festa do Peixe, edição 2011, que está deliciosa! A entrada é franca. Um portão em forma de um grande barco (traineira) dá boas-vindas a todos e avisa: a maré está para peixe!
Pratos deliciosos, shows musicais gratuitos com Vítor Biglione, Zezé Mota,Beto Guedes, Nilse Carvalho e grupos da cidade fazem parte do cardápio caprichado da festa, que começou na noite de 23, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, e só vai acabar no domingo, 26.
Os restaurantes abrem a partir das 14h e estão muito charmosos. Homenageiam antigas embarcações que fizeram história na Baía da Ilha Grande, como o Marcílio Dias, Esperança Nova, Rei do Mar, Sítio Forte, Tritão, Obrigado Senhor, Rio Volga, Cidade de Angra, Boca Negra, Ninho dos Pássaros, Alto D’Ouro e Itajubá.
Um enorme aquário com peixes também é uma das atrações da festa, que conta ainda com a exposição tátil, “Sentidos do Olhar”, que está montada no espaço cultural da Casa Laranjeira, que fica praticamente dentro do evento. Barracas de artesanato da região também enfeitam a festa. .
Na abertura oficial do evento, na noite de 23, o prefeito em exercício Essiomar Gomes, recebeu o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto; o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho; o deputado Federal Fernando Jordão e diversos vereadores.
O presidente da Fundação Cultural de Angra, Paulo Mattos, e o secretário de Atividades Econômicas da prefeitura, Jorge Irineu acompanhavam Essiomar no palco. Também fizeram parte de abertura os realizadores da festa Henrique Carloni e José Franco, mais conhecidos como Ique e Júnior, da Arte, Vida, Esporte; o superintendente do Inea, Júlio Avelar; e vários secretários municipais
Essiomar Gomes falou sobre a importância econômica, turística e cultura do setor pesqueiro para o município; exaltou o trabalho que a Secretaria de Pesca do Estado e a Fiperj vêm desenvolvendo em conjunto com a prefeitura, e ressaltou o privilégio de Angra ter em Brasília dois filhos da terra e ex-prefeitos da cidade, o deputado federal Fernando Jordão e o ministro da Pesca, Luiz Sérgio, lutando pelo setor.
Os representantes do Governo do Estado falaram sobre a intenção do governador Sérgio Cabral investir cada vez mais no setor pesqueiro da Costa Verde, Região dos Lagos e na Baía de Sepetiba, principalmente em projetos de cultivo de peixe em cativeiro (bijupirá). Como exemplo de uma das recentes acões, Marcos Botelho anunciou que a Fiperj está liberando R$152 mil para um desses projetos, em Angra, na Praia do Bananal (Ilha Grande).O secretário de Atividades Econômicas, José Irineu reforçou as palavras de Botelho dizendo que a tendência é que “ a pesca de cultivo em Angra supere o extrativismo”.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, grande entusiasta do evento, anunciou em nome do prefeito Tuca Jordão, que a Festa do Peixe passará a fazer parte do calendário cultural de eventos da cidade e convidou todos a “sonhar com a Cultuar, para que mais realizações, que tenham como prioridade valorizar a cultura e o turismo de Angra ganhem força”. Lembrou que a pesca também faz parte da cultura da cidade. “Exemplo disso é ver as famílias, da Ilha Grande e de toda a cidade, felizes com os nomes de traineiras sendo temas da festa, pois cada uma dela faz parte da história da cidade e de suas vidas”, afirmou ele.
Os grupos de Angra, Herculano e Trio e a Banda Lummnys fizeram o show de abertura da noite. Na sexta-feira, quem sobe ao palco é Vítor Biglione, Zezé Mota e Siri Candeia. No sábado, Beto Guedes e Cláudio Bocca; e no domingo Nilse Carvalho e Só Lazer.