Noite de homenagens para a Assembleia de Deus

Comissão de Pastores promove noite de comemoração ao centenário da maior igreja pentecostal do Brasil

Segunda-Feira, 27/06/2011 | .


Em uma noite histórica para a denominação evangélica Assembleia de Deus no Brasil, que completou 100 anos de fundação no dia 18 de junho em Belém do Pará, os pastores de Angra dos Reis se reuniram no dia 22, no Clube Luamar, na Ribeira, para comemorar o centenário da maior igreja evangélica do Brasil com a presença de autoridades como o prefeito licenciado Tuca Jordão, o prefeito em exercício Essiomar Gomes, o deputado federal Fernando Jordão, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o presidente da Câmara José Antônio de Azevedo e os vereadores José Maria Justino, Ricardo Dutra e Jorge Eduardo Mascote.

A noite, que foi realizada pela Comissão de Pastores, que organizam a Angra Expo, foi apoiada pela Prefeitura de Angra e contou com a presença de diversos pastores, em sua maioria assembleianos, como Sósteni Silva, do Ministério de Madureira, Josias Martins, do Ministério Sul Fluminense, Antônio Ferreira Filho, do Ministério Angra dos Reis, Elizeu Martins, do Ministério de Provetá, Eli Pimenta, do Ministério do Areal, e muitos outros, como o pastor Abelardo Mello, que contou a história da fundação da Assembleia de Deus, Ministério de Madureira, no município.

– Estar aqui é uma honra pra mim. Estar vivo, com 80 anos de idade, e  vivenciar o centenário é maravilhoso – enfatizou o pastor, que contagiou o público presente, de cerca de 400 pessoas, com suas histórias de vida.

Quem também contou a história da chegada do evangelho na Praia de Provetá foi o pastor Samuel Neves, filho do pregador Deoclécio Neves, o responsável por levar as boas novas à Ilha Grande.

– Meu pai morava no Camorim e se converteu ao evangelho através da pregação do Inácio Paes. Ele se sentiu impulsionado e foi para o Provetá levar a mensagem aos seus parentes. Lá, a irmã Delfina, que tinha 10 anos, se converteu e foi batizada com o Espírito Santo e passou a ser usada por Deus para operação de milagres, curas e maravilhas – contou o pastor, que hoje reside em Andrelândia, Minas Gerais. A irmã Delfina Soares, com 88 anos de idade, também contou a história da fundação do Ministério Sul Fluminense, iniciado pelo seu falecido esposo, pastor Argemiro Pedro Soares, e foi muito aplaudida pelo público presente.

O prefeito Tuca Jordão falou que a reunião, além de social e espiritual, também pode ser considerada cultural, pela quantidade de informações históricas passadas, e falou sobre a Angra Expo, que será realizada de 13 a 17 de julho.

– Estamos lutando para fazer o melhor por nossa cidade e tenho sentido o apoio dos pastores, que me aconselham e norteiam algumas importantes decisões políticas. Vamos fazer a Angra Expo deste ano com muita alegria, pois tem sido um evento que tem abençoado nossa cidade. Estou imensamente feliz por estar aqui e apoiá-los nesse momento histórico. Aproveito para agradecê-los pelo apoio e orações, e dizer que vamos assinar o decreto de criação do Dia da Assembleia de Deus – falou o prefeito Tuca, que pediu ao pastor Eli Pimenta para cantar e entregou algumas  homenagens para os patriarcas da Assembleia de Deus em Angra dos Reis, os pastores Abelardo, Samuel e Sebastião Pimenta e irmã Delfina.

Os 21 pastores presidentes da denominação, no município, receberam placas de homenagem e também foram parabenizados pelo deputado federal Fernando Jordão.

– Eu agradeço a Deus pelos evangélicos e tenho certeza de que o apoio de vocês tem sido muito importante para minha caminhada política – frisou o deputado, que lembrou sobre o lançamento do evento evangélico no município, Angra Expo, através de um projeto de lei do vereador e pastor José Maria Justino e apoio do vereador Ricardo Dutra, ambos presentes no evento, também.

O prefeito em exercício, Essiomar Gomes, também agradeceu o apoio do evangélico e citou pastores importantes em sua caminhada, como o pastor Antônio Ferreira Filho, mais conhecido como Toninho.

– Eu sei que sempre posso contar com o apoio dos evangélicos no município e agradeço pelo grande carinho de vocês, como o do pastor Toninho e sua esposa, irmã Hercília, que sempre me recebem com um cafezinho maravilhoso – falou ele.

A pregação da noite foi feita pelo pastor Otoni de Paula Júnior, da Assembleia de Deus Missão Vida, no Rio de Janeiro. Ele pregou dentro do texto  bíblico sobre a ressurreição de Jesus e sobre o envolvimento da igreja com a política.

– A igreja não é só um organismo espiritual, mas é uma organização que precisa da política para se organizar. Sejam cidadãos e procurem a paz de Angra, porque na prosperidade dessa cidade, vocês também têm prosperidade – enfatizou o pastor.

O presidente do Conselho de Pastores, pastor Pedro Lucena, fez os seus agradecimentos, assim como o pastor Gilmar, presidente da Comissão de Pastores da Expo.  Já o pastor Josias Martins fez o convite a todos para prestigiarem a Angra Expo, e contou que, no último dia  do evento, no domingo, haverá uma homenagem ao Centenário da Assembleia de Deus, com participações excepcionalmente assembleianas, como o pastor Yossef Akiva, que será o preletor da noite. 

Outros importantes pastores de outras denominações, como o pastor Elhiabe Antunes, da Igreja Congregacional; pastor Willian, da Igreja Batista Nacional da Japuíba (Ibanjap); Paulo Marquesini, da Sara Nossa Terra; César Amorim, da Metodista Wesleyana, marcaram presença, assim como subprefeito da Região Norte, Moisés Nunes de Alencar.
    
   

Secretarias relacionadas: