Segundo os organizadores da Festa do Peixe, cerca de 35 mil pessoas passaram pela Praça Zumbi dos Palmares, Centro de Angra, durante o feriado e fim de semana, 23 a 26, das 14 às 2h da madrugada. Degustação de deliciosos pratos à base de frutos do mar, excelentes shows musicais, trabalhos de conscientização ambiental, oficinas e exposições gratuitas movimentaram o evento.
A festa, que teve como uma das principais parceiras a prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar), Secretaria de Atividades Econômicas, Secretaria de Meio Ambiente e TurisAngra, foi considerada pelo presidente da Cultuar, Paulo Mattos, como mais um grande sucesso de público, que conseguiu atingir o objetivo proposto pelo prefeito Tuca Jordão: valorizar e incentivar a pesca no município.
- É muito bom ver que o evento atingiu o público da cidade e turistas, agradando a todos. Foram quatro dias de shows musicais de qualidade, com espaços para grandes nomes da música como Beto Guedes e Nilse Carvalho; e para grupos e artistas pratas da casa, como o Inspirasamba, Só Lazer, Herculano e Trio e Cláudio Bocca - disse Paulo Mattos.
Na abertura, dia 23, às 18h, Essiomar e Paulo Mattos, na presença dos convidados especiais, secretário de Estadual de Pesca, Felipe , e do diretor da Federação da Pesca do Estado do Rio (Fiperj), anunciaram que o prefeito Tuca Jordão vai incluir a festa no calendário oficial de eventos da cidade.
Na noite de ontem, dia 26, último dia do evento, o palco foi ocupado pela bamba do cavaquinho, Nilse Carvalho, com a participação especial do músico angrense PC Castilho, na flauta e percussão. O grupo de Angra, Só Lazer, encerrou a festa com bastante samba e pagode.
Além dos shows musicais, a festa apresentou comidas típicas vendidas nos diversos restaurantes concebidos em formas de barcos, com nomes homenageando traineiras que fizeram história na cidade; e exposições da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Atividades Econômicas e da Eletronuclear. Artesanato de diversas associações da cidade e trabalhos da artista plástica Patrícia Magno, com materiais recicláveis, também puderam ser apreciados pelos participantes da festa.
As crianças se divertiram à beça observando o grande aquário com peixes da espécie bijupirá, e confeccionando objetos com materiais recicláveis em uma oficina montada pela Secretaria de Meio Ambiente, na Casa Larangeira.
A Associação de Materiais Recicláveis Jabirangra e a Secretaria de Meio Ambiente também fizeram importante trabalho durante os quatro dias de festa, conscientizando os participantes sobre a necessidade da reciclagem e recolhendo cerca de 800 kg quilos de lixo reciclável.
Grande sucesso de público na Festa do Peixe
Quatro dias de muita música, comidas típicas e exposições levaram cerca de 35 mil pessoas ao evento