Combate à dengue na última semana de junho

Fusar realiza mais mutirões nos dias 28 e 29

Segunda-Feira, 27/06/2011 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis continua o intenso trabalho de prevenção e combate à dengue por toda a cidade. Na última semana de junho, equipes da Fundação de Saúde (Fusar) estão em vários bairros realizando os serviços de borrifação de inseticida (através do “fumacê”), colocação de larvicidas, vedação de caixas d´água, visitação de imóveis e divulgação de informações junto aos moradores.


Nesta terça-feira, dia 28 e no dia seguinte, os técnicos da Fusar estarão em Nova Angra, no Parque Mambucaba e nos morros da Carioca e do Abel. No feriado de Corpus Christi, dia 23 e no domingo, 26, foram visitados e trabalhados 951 imóveis, na Japuíba e no Frade.


No domingo, dia 26, os agentes de combate a endemias e os de controle de vetores estiveram no Frade. Foram efetivamente visitados 411 imóveis e 387 estavam fechados. A equipe da saúde trabalhou com um total de 26 funcionários, que também colocaram 20 capas de vedação (do tipo tela) em caixas d´água.


No feriado de Corpus Christi, 23, foi a vez da Japuíba receber as equipes. No bairro, elas realizaram os serviços em 540 residências e encontraram mais 387 fechadas. Nesse bairro a Fundação de Saúde atuou com 32 profissionais, que depois de encontrarem 15 caixas d´água sem tampa, instalaram capas protetoras.


A Diretoria de Vigilância Ambiental da Fusar faz um pedido à população de Angra: que não deixe acumular água em pneus, recipientes como garrafas e vasos de plantas, entre outros, que ficam expostos à chuva. Isso facilita o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Outro cuidado é com a geladeira. A vasilha que recebe a água do degelo geralmente acumula um pouco do líquido e pode transformar-se em um foco do mosquito. Por isso, a Fusar recomenda que ela seja esvaziada e limpa, sempre.

Secretarias relacionadas: