Duas quadrilhas juninas de Angra dos Reis foram premiadas em um dos melhores e mais tradicionais concursos de quadrilhas juninas do Vale Paraíba, em São João de Queluz (SP), de 14 a 25 de junho. Dentre 17 grupos de todo o Brasil, o Dito Peres (Morro do Peres), que foi a bicampeã do Arraiá da Cidade no ano passado, sagrou-se vice-campeã no quesito quadrilha-show; e o Zé Raimundo (Campo Belo) ficou em terceiro como quadrilha tradicional.
Das quadrilhas associadas à Acqjar participaram do concurso mais dois grupos que também foram muito aplaudidos: o Zé Piri (Belém) e o Zé Buscapé (Japuíba). O concurso de Queluz, realizado pela prefeitura, distribuiu R$ 12.500,00 em prêmios para o melhor marcador, melhor casal e para o 1º, 2º e 3º lugares nas categorias Show e Tradicional.
O resultado em Angra foi recebido com alegria por todos os grupos de quadrilhas da Acjar. O presidente da Associação de Quadrilhas de Angra, Ênio Valverde, que também é presidente da Dito Peres, era um dos mais felizes. “Recebemos a notícia através dos integrantes da Aconchego da Ciça (Campo Belo),que estavam eufóricos com os resultados. Na hora estávamos todos os 12 grupos participando do Arraiá do Morro do Carmo quando a notícia chegou. De lá mesmo saímos comemorando.
Segundo Ênio, todas as quatro quadrilhas de Angra que participaram do concurso tinham chances de trazer prêmios para Angra. “Ficamos felizes porque o resultado nos confirmou o que já sabíamos: nossas quadrilhas juninas estão numa fase muito boa, devido aos excelentes trabalhos realizados pelos marcadores e presidentes dos grupos, que a todo tempo procuram novidades e capricham nos ensaios. As nossas quadrilhas estão com um nível técnico muito bom e principalmente têm criatividade e garra. Dançamos o estilo-show, que é o mais dançado em todo o Brasil no momento, e também dançamos o tradicional, com o mesmo brilho. A tendência é melhorar mais ainda”, acredita ele.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, ao receber a notícia parabenizou a Associação de Quadrilhas de Angra dizendo “que o trabalho que vocês vêm realizando é merecedor de elogios, tanto pelo lado cultural como pelo social. A Cultuar fica orgulhosa de saber que nossa cidade está sendo muito bem representada”.
Duas quadrilhas de Angra premiadas em Queluz (SP)
A Dito Peres foi a segunda colocada no estilo show e a Zé Raimundo foi a terceira no quesito tradição