Prefeito Tuca Jordão participa de seminário no Rio

Com o tema "Segurança das Encostas de Angra dos Reis", evento reuniu profissionais da engenharia civil

Terça-Feira, 28/06/2011 | .

Aconteceu na manhã da última segunda, 28 de junho, no Clube de Engenharia – Rio de Janeiro –, um seminário intitulado “Segurança das Encostas de Angra dos Reis”, que serviu para discutir as ações e tecnologias para estabilização de encostas e prevenção de acidentes em áreas de risco.
O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS-Rio) e pelo Clube de Engenharia, além de ser apoiado pela Prefeitura de Angra dos Reis e outras instituições.
Na mesa que norteou as palestras e explanações do seminário estavam o prefeito de Angra, Tuca Jordão, o representante da Engenharia Muniz & Spada, Luiz F. Muniz, a geóloga da UFRJ Ana Luiza Coelho, a engenheira da Coppe Anna Laura Nunes, o pesquisador, cientista e professor – Coppe e Faperj – Willy Lacerda e o engenheiro da PUC-Rio Alberto Sayão.
Depois da abertura oficial do seminário, Tuca Jordão foi o primeiro a falar aos presentes no auditório, composto de 70 pessoas. Lembrou das chuvas que assolaram o município no começo de 2010 e que causaram vários danos à cidade: “A tragédia machuca muito até hoje, mas avançamos muito em um ano e meio de ações. Resolvi, junto com a minha equipe, dar um basta nisso, dizer ‘chega’ para o problema”, disse o prefeito, em alusão à questão das moradias instaladas em áreas de risco, em Angra, e quanto à prevenção de acidentes nessas mesmas áreas.
Tuca Jordão apresentou uma seleção de slides para localizar as pessoas em relação a Angra. Fotos da época da tragédia e outras, mais recentes, com imagens do que está sendo feito e/ou será efetuado, também ganharam espaço na apresentação. Também fez questão de citar que a prefeitura do município fornece àqueles que foram atingidos pelas chuvas – e que estão legalmente enquadrados – o maior aluguel social do país, de R$ 510,00, pago com recursos próprios, além de também ter falado da criação da Comissão Permanente Reestruturar, que tem a finalidade acompanhamento e amparo às vítimas das chuvas, com muito orgulho.
Outro tema que permeou a palestra de Tuca Jordão foi a importância da Defesa Civil Municipal. O prefeito forneceu novidades aos presentes. “A partir de julho a subsecretaria de Defesa Civil passará a ser uma autarquia, intitulada Secretaria Especial de Defesa Civil. Também vamos contratar mais dois engenheiros e dois geólogos”, declarou o prefeito ao final da explanação.
Depois de Tuca Jordão, outros profissionais da área também falaram sobre o tema, e citaram a postura do governo municipal de Angra dos Reis como exemplar no caso da busca por ações e tecnologias para a estabilização de encostas e na intenção de evitar acidentes em áreas consideradas de risco.
Ao final das palestras, Tuca voltou a falar. “Cada um tem que fazer o seu dever de casa para superar os obstáculos. Os políticos têm que entender que a prevenção é fundamental. A vida do ser humano tem que estar sempre em primeiro lugar”.
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, José Antônio, os vereadores Leandro Silva e José Maria Justino, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, e a primeira-dama do município, Alessandra Jordão.
 

Secretarias relacionadas: