Festa de São Pedro e São Paulo em Angra no domingo

Missa e procissão marítima vão animar os festejos que estão sendo organizados pela Igreja e a Cultuar

Quarta-Feira, 29/06/2011 | .

A Festa de São Pedro e São Paulo, no Centro de Angra,  foi resgatada no ano passado  pela prefeitura, através do Departamento de Patrimônio Histórico, que na época estava ligado à TurisAngra.
 No domingo, dia 3, a festa novamente estará abrilhantando a cidade, desta vez realizada pela Fundação Cultural (Cultuar), com missa campal e procissão marítima saindo do Cais de Santa Luzia.
 A missa campal  será celebrada as 9h em fente à igreja  da Lapa e da Boa Morte. A procissão marítima  sairá às 10h do Cais de Santa Luzia e seguirá  até a capela da ilhota do Bonfim.
 As imagens de São Pedro e São Paulo que participarão da festa religiosa foram adquiridas pelos pescadores da cidade, que as doaram para a igreja na década de 1940,  quando a festa ganhou grande impulso.
 Até a década de 1980, a festa foi realizada com bastante pompa: levantamento de mastro, ladainhas, missas, leilões e procissão marítima com diversas embarcações enfeitadas pelos pescadores, que compareciam em massa para abrilhantar os festejos. 
 São Pedro e São Paulo são comemorados pela ICgreja católica no dia 29 de junho.  São Pedro é  o padroeiro dos pescadores. Sua história de pescador e homem humilde cativa os devotos, tendo sido considerado pela Igreja como o primeiro papa da História e o chaveiro do céu.
 Segundo a Igreja Católica, São Paulo era um homem de grande liderança e o mais culto dos apóstolos. Judeu e cidadão romano,  foi um implacável perseguidor dos cristãos até que Jesus Ressuscitado lhe apareceu e o converteu. A partir desse episódio, Paulo consagrou toda a sua vida a serviço de Cristo.

Secretarias relacionadas: