A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social e Conselho Municipal do Idoso, promoveu na quarta-feira, 29, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema escolhido para o evento foi “Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil” e o prefeito em exercício Essiomar Gomes esteve no evento para participar da abertura.
– Estou honrado em participar desse movimento e parabenizo o envolvimento da sociedade em discutir a política pública em defesa do idoso – falou Essiomar, que também parabenizou o Coral da Terceira Idade, que, sob a regência do cantor Adren Alves, apresentou o hino de Angra dos Reis emocionando a todos.
A plenária estava lotada e 177 pessoas se inscreveram para participar da programação, que contou com palestrantes da UFRJ, como a Profª Drª Sara Nigri Goldman, que falou sobre o tema do fórum, além da mesa-redonda “Os movimentos sociais e o protagonismo do idoso”, onde Maria da Graça Barreto Castelo Branco, da Associação Nacional de Gerontologia do Rio de Janeiro, Laura Nascimento de Mello, da Pastoral da Mulher, e do presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis, Walchyr Vicarone.
A gerente de serviço social Cássia Marques representou a secretária de Ação Social, Jane Veiga, e enfatizou a participação da sociedade, em geral, em eventos assim, e, principalmente, dos idosos, que são ativos em seus eventos.
– Somos nós, juntos, que produzimos essa política de atendimento. Quando pensamos que tudo está perdido e sem saída, nos inspiramos em vocês. O que é obstáculo pra gente é superação pra vocês – enfatizou ela ao público idoso presente.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Miriam Mouzinho, falou da importância do evento e sobre a mobilização do município para contribuir com a política de direito do idoso. Ela enfatizou que o conselho é um instrumento para se buscar direitos e conquistas, mas que precisa do apoio da sociedade, que, segundo ela, é muito importante nessa construção.
Diversos temas foram debatidos nos grupos, à tarde, entre idosos, profissionais da área do envelhecimento, estudantes e autoridades do município e as principais propostas foram: melhorar as condições de acessibilidade no município, com adaptação de rampas e calçadas adequadas à pessoa e idosos com necessidades especiais; divulgação do Estatuto do Idoso; criação do Centro de Convivência para idosos; criação da instituição de longa permanência para idosos em Angra; criação de academias de ginástica em praças públicas, para atividades físicas para idosos; aquisição de veículos adaptados para transporte de idosos com mobilidade reduzida para acesso aos serviços de reabilitação de sua saúde que se fizerem necessários.
No evento também foi divulgado que a participação na Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa da Costa Verde, que será realizada no dia 15 de julho, em Mangaratiba, será aberta, pois não há limite de delegados por município.
A Conferência Estadual do Direito da Pessoa Idosa no Rio de Janeiro será dos dias 22 a 25 de agosto, e contará com a participação de cinco delegados do município e, em novembro, haverá a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília, onde serão escolhidos dois delegados representando a região da Costa Verde.
Direitos dos idosos são discutidos em fórum
Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso promoveram o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa