Vistoria em unidades de saúde

Prefeito em exercício Essiomar Gomes visitou a UPA e as obras do hospital

Quinta-Feira, 30/06/2011 | .


O prefeito em exercício, Essiomar Gomes e a presidente da Fundação de Saúde (Fusar), Maricelma Datore, visitaram três unidades de saúde da cidade na manhã de quinta-feira, dia 30. Eles estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na obra do Hospital Municipal e no posto de saúde, localizados no bairro da Japuíba. Inicialmente, na Fusar, reuniram-se para conversar sobre os projetos da prefeitura para a área da saúde. No posto de saúde vários moradores fizeram questão de elogiar a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais da Fusar. “É importante, tanto para a prefeitura como para a própria população, saber reconhecer o valor de cada funcionário”, disse Essiomar Gomes. A presidente da Fusar complementou o prefeito em exercício dizendo que no serviço público, o empenho do funcionário é um grande diferencial.

Em se tratando de saúde municipal a prefeitura tem desenvolvido projetos, sendo que o maior deles, a construção do hospital da Japuíba, mereceu atenção especial dos dirigentes. “Hoje existem oito empresas atuando, com cerca de cem profissionais trabalhando diariamente na conclusão das obras”, disse Essiomar Gomes. A presidente da Fusar ressaltou que, além da fase final das obras, os equipamentos da unidade estão chegando e sendo preparados para entrar em funcionamento. O prefeito em exercício informou que “a previsão de inauguração é para o dia oito de dezembro”.

O hospital municipal, segundo dados da Prefeitura, será mantido anualmente com recursos da ordem de R$ 53 milhões e cerca de 800 profissionais serão necessários para trabalhar nele. O planejamento da obra foi cuidadoso: a unidade foi construída já considerando-se o aumento da população de Angra com os grandes investimentos na economia da Costa Verde (usina de Angra III e exploração do petróleo na camada do pré-sal) e pelo crescimento do turismo. O projeto surgiu da necessidade de suprir a demanda por serviços de alta complexidade na região, identificada pela Prefeitura de Angra.

Por isso, a unidade vai oferecer serviços de imagem (apoio, diagnóstico e terapia), cirurgia geral e serviços clínicos (cardiologia, neurologia, gastroenterologia, clínica geral e cirúrgica). Em cirurgia geral serão 16 especialidades, tais como cirurgia pediátrica, neurológica, do tórax, vídeo cirurgia e ortopédica, entre outras. Para o hospital tornar-se realidade foram necessários o esforço e a dedicação das equipes da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos e da Subsecretaria de Gestão de Projetos.

Secretarias relacionadas: