Na manhã de sábado, 2 de julho, o prefeito em exercício do município, Essiomar Gomes, participou de uma missa em homenagem aos 175 anos da Santa Casa de Misericórdia de Angra dos Reis.
Celebrada por Frei Fernando, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a missa na capela da Santa Casa contou com a presença do provedor da instituição Samuel Almeida e vários diretores.
O prefeito licenciado Tuca Jordão, o secretário de Governo Carlos Alexandre Soares e o presidente da Cultuar Paulo Mattos receberam menções de Honra ao Mérito pelo trabalho que desenvolvem em prol do município. A irmã do prefeito, Anali Scapin Jordão Moreira, recebeu a homenagem e a repassou ao prefeito em exercício.
Foi apresentado um breve histórico relembrando o início dos trabalhos da Irmandade e sua importância no decorrer desses 175 anos. Entre muitos que dedicaram suas vidas à causa dos mais necessitados foi lembrado o ex-provedor Jorge Elias Miguel.
O prefeito em exercício falou sobre a importância da Santa Casa. “Essa instituição merece todo nosso carinho, respeito e atenção, pois é nela que buscamos ajuda nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Não poderia deixar de participar dessa comemoração tão significativa para a Irmandade”, afirmou Essiomar Gomes. Já o secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares, frisou a emoção de ser homenageado. “Estou muito lisonjeado de receber essa homenagem, até por que quem merece ser homenageado são essas pessoas abnegadas que se doam para manter a Santa Casa. A prefeitura tem colaborado e não poderia ser diferente, uma vez que o prefeito Tuca Jordão e o prefeito em exercício Essiomar Gomes sempre pedem atenção total com a saúde da cidade”.
O presidente da Cultuar também comentou a importância da instituição. “A Santa Casa é de suma importância para nossa cidade, porque é o local onde se concentram os serviços de saúde de ponta do município. É para aqui que recorremos, e todos nossos familiares, quando temos que resolver os problemas mais complexos de saúde. Sempre somos muito bem recebidos. Portanto, temos que continuar trabalhando juntos para que este importante espaço possa se fortalecer”, explicou Paulo Mattos
Visita à Ilha Grande
Na parte da tarde o prefeito em exercício Essiomar Gomes visitou diversas praias da Ilha Grande, como a do Bananal, onde acontecerá o Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande – dias 22, 23 e 24 de julho –, Tapera, Araçatiba e a praia da Longa. Nesta última aconteceu a Festa de São Pedro, padroeiro da comunidade. Uma procissão marítima foi organizada pela comunidade católica e foi acompanhada por diversas embarcações, todas enfeitadas para a festa. Numa delas estava a imagem de São Pedro. Uma missa solene foi realizada no fim tarde na capela da praia, que ficou pequena para moradores e visitantes de diversos locais do continente.
Este foi o segundo ano consecutivo que Essiomar Gomes participou da comemoração. “Estou participando neste ano para agradecer ao carinho do povo tradicional desta comunidade, que é sempre muito hospitaleira”.
No fim da missa o frei Luiz parabenizou a comunidade da Longa pela festa e, como presente, anunciou que a Ilha Grande vai se tornar paróquia a partir do dia 7 de agosto deste ano. “Essa festa significa muito para os moradores, pois São Pedro é o padroeiro da comunidade, e eles ficam muito felizes com o evento”.