Diversas comunidades católicas de Angra festejaram seus padroeiros no fim de semana, realizando novenas, missas e as tradicionais procissões, com cânticos, preces e pagamento de promessas. Todas as festas foram animadas por barraquinhas de comes e bebes, jogos para a garotada, shows musicais, leilões e um bom forró.
As festas aconteceram em Monsuaba (Sagrado Coração de Jesus), e no Centro, Praia da Longa e Frade (São Pedro e São Paulo).O presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Paulo Mattos, participou das festas, que aconteceram no sábado e domingo, dias 3 e 4 de julho.
Em Monsuaba, Frade e Longa, as procissões aconteceram no final da tarde de domingo. A comunidade de Monsuaba também fez feijoada no domingo, durante o almoço, para angariar fundos para a igreja. Shows musicais e forró encerraram os festejos. O forró da Longa é um dos mais tradicionais e bonitos.
No Centro da Cidade, a comunidade festejou São Pedro e São Paulo realizando missa na igreja Matriz, às 9h, celebrada por frei Fernando , seguida de procissão pelas ruas da cidade ; e cortejo marítimo, saindo da Estação Cais de Santa Luzia . Seis barcos levaram os fiéis e as imagens dos santos até a igreja da ilhota do Bonfim e depois retornaram para o Centro.
A Festa de São Pedro e São Paulo, no Centro da cidade, foi resgatada pela igreja e a Cultuar no ano passado. Paulo Mattos explica que a intenção é fazer com que ela seja realizada com o brilho do passado, com dezenas de embarcações enfeitadas participando da procissão.
Segundo Ana Maria Castro, 78 anos, que é angrense e mora em São Paulo desde a década de 1970, a festa era uma das mais bonitas da cidade na década de 1940. Com a filha e os netos, ela participou da procissão explicando que o pai, que era pescador, fazia questão de enfeitar o barco e levar toda a família e amigos para a procissão. São Pedro é o padroeiro dos pescadores.
Festas nas comunidades de Angra
Homenagens ao Sagrado Coração de Jesus e a São Pedro e São Paulo