Investimentos para a pesca no Frade

Prefeitura e pescadores se reuniram para discutir projetos. Reforma do cais deve começar em 30 dias

Segunda-Feira, 04/07/2011 | .

Dando continuidade às negociações com os pescadores do Frade, o prefeito em exercício, Essiomar Gomes, se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 4, com 11 representantes da categoria no Salão Nobre da prefeitura. Na ocasião das visitas do ministro da Pesca, Luiz Sérgio, e do deputado federal Fernando Jordão, no dia 27 de junho, os pescadores do Frade fizeram as suas reivindicações.


 O grupo havia reclamado da dificuldade de desembarque na praia do Frade e da falta de espaço para guardar as embarcações, já que o espaço para a atividade pesqueira, de acordo com eles, está muito restrito, espremido entre outros empreendimentos locais que ocupam parte da praia.


 Após a reunião com as autoridades, no dia 29 de junho, Essiomar visitou o Frade e viu de perto os problemas da categoria. Ele estava acompanhado da secretária de Obras, Elenize Santana.


 Na reunião desta segunda, Essiomar reforçou o compromisso da prefeitura em investir na melhoria da estrutura necessária para a atividade pesqueira do Frade. Será feita a reforma do cais da comunidade. A obra foi licitada na última sexta-feira no valor de R$117 mil. De acordo com a secretária de Obras, a previsão é que a reforma seja iniciada em aproximadamente 30 dias.


 Também foi formada uma comissão que vai acompanhar a execução de uma moringa que deverá ficar no canto esquerdo da praia. A moringa é um pedido dos pescadores e vai possibilitar a ampliação do espaço para a atracação das embarcações. A obra ainda depende de licenciamento do Inea. A comissão está sendo supervisionada pelo subsecretário de Infraestrutura Vingle Martins. 


 Outro pedido do grupo que está sendo estudado pela prefeitura e que também depende de licença ambiental é construção de um deck para os canoeiros.    


 – Estamos muito gratos com a atenção que a prefeitura tem dado a nossa causa. O prefeito em exercício Essiomar Gomes tem acompanhado de perto nossas solicitações e estamos confiantes de que teremos nossos problemas solucionados – disse Júlio César de Almeida, um dos representantes dos pescadores do Frade.


 Essiomar afirmou que apesar do tempo curto em que ficará como prefeito, irá dar toda atenção às comunidades, um compromisso assumido por ele com o prefeito Tuca Jordão.


 – O papel do homem público é exatamente esse: cuidar dos pedidos da população. Saímos daqui com decisões importantes para os pescadores e canoeiros do Frade. Tenho certeza que os problemas serão solucionados – enfatizou.
 
 Além de Essiomar, Elenize e Vingle, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, também participou da reunião.

Secretarias relacionadas: