Começou nessa terça-feira, dia 5, a campanha municipal de vacinação de equídeos, realizada pela Prefeitura de Angra sob a coordenação da Secretaria de Atividades Econômicas. O primeiro local de vacinação trabalhado foi a Monsuaba. Donos de cavalos, burros e mulas puderam levar seus animais ao local para receber a vacina contra a raiva. A campanha vai até o dia 2 de agosto e o próximo local de vacinação é a Caputera, no bar Tião Russo, a partir das 14h.
A vacinação é gratuita e, na Monsuaba, mais de 30 animais foram vacinados. É desejável que os donos dos animais estejam com CPF. Em todos os locais, a vacina começa a ser aplicada às 14h, (a exceção é no Parque Mambucaba, onde o início é às 10h) e será oferecida até por volta das 16h30. A estimativa é que mais de 500 animais sejam vacinados. No ano passado, foram 528.
– O foco desta campanha são os cavalos de proprietários que residem mais próximo das áreas urbanas, pois os cavalos de fazendas nós já vacinamos – ressalta o veterinário Fernando Marques Tristão, coordenador de Pecuária da prefeitura, que esteve na Monsuaba fazendo as aplicações. Quem não pôde levar seus animais para receber a vacina no local, mas tinha noção de como aplicá-la, levou doses da vacina para casa.
Embora a campanha não seja obrigatória, a adesão dos proprietários dos animais que ainda não foram vacinados é considerada fundamental. Os donos dos equídeos receberão certificados. É recomendável que a vacina contra raiva seja aplicada anualmente.
Com o propósito de ampliar a adesão à campanha, nessa segunda-feira, dia 4, o subsecretário de Agricultura, Marco Aurélio Chagas, se reuniu com representantes de associações de cavaleiros do município. O encontro foi na sede da subsecretaria.
– É importante fazermos essa articulação com os cavaleiros para que nossa campanha obtenha sucesso. Nós precisamos estar juntos para fazer as coisas acontecerem – ressaltou Marco Aurélio, que estava acompanhado do coordenador de Pecuária.
De acordo com o subsecretário, a aproximação com os cavaleiros não se resume à campanha de vacinação, mas faz parte de um trabalho de cooperação entre a prefeitura e representantes rurais de Angra.
– Esta é a primeira reunião de um grande trabalho que vamos fazer, incluindo o apoio a algumas festividades e o fortalecimento do turismo rural – afirmou.
Representantes da Associação de Cavaleiros e Amazonas Livres de Angra dos Reis (Acalar), e de grupos de cavaleiros do Frade e da Monsuaba foram alguns dos participantes.
06/07 – Caputera I (Bar Tião Russo)
07/07 – Camorim – (sítio do Jorge)
19/07 – Gamboa do Belém (loja de ração)
20/07 – Zungu (Bar do Macuco)
21/07 – Bracuí (Bar do José)
26/07 – Frade (sítio do Manoel)
27/07 – Parque Mambucaba (posto de saúde)
28/07 – Banqueta (posto de saúde)
02/08 – Belém (Mercado do Pesão)