Na noite de terça, 5 de julho, mais de 40 pessoas foram ao Piratas de Angra Motoclube, na Japuíba, para assistir a uma palestra sobre o perfil de consumo relativo ao bairro, idealizada a partir de uma pesquisa do Sebrae.
Como se não bastassem os ensinamentos adquiridos com as explanações, que apontaram as necessidades e particularidades do comércio no bairro, uma boa notícia também foi transmitida aos comerciantes da localidade: através de uma parceria com a Prefeitura de Angra – Secretaria de Atividades Econômicas –, o Sebrae vai ministrar um curso voltado aos profissionais do comércio, sendo que, do número de vagas cedido gratuitamente, 20 serão custeadas pelo governo municipal, para os empresários locais que se inscreveram no programa
A ação, que visa fortalecer o comércio através da profissionalização da gestão empresarial e modernização das empresas, conta com o apoio Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear) e Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis.
Além das presenças do secretário de Atividades Econômicas, Jorge Irineu, e do subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços, José Augusto Araújo, quem fez questão de participar do evento foi o prefeito em exercício do município, Essiomar Gomes, que também é presidente do Sicomércio. “O comerciante é um dos maiores empregadores não apenas da cidade, mas de todo o país, assim como um dos maiores pagadores de impostos. Temos que cobrar melhorias do poder público quanto ao setor, sempre”, declarou o prefeito.
Os 20 primeiros inscritos no evento serão agraciados automaticamente com as vagas do curso voltado ao setor, a ser ministrado pelo Sebrae – que também vai disponibilizar seis vagas, gratuitamente, aos comerciantes.
O secretário de Atividades Econômicas do município falou sobre o objetivo do curso. “Todo o processo comercial requer profissionalismo, para que as pessoas não deem início ao seu negócio de forma despreparada, o que pode acarretar na mortalidade prematura das empresas. Esse curso existe para que esse panorama mude, e contamos com o apoio do Sebrae e da prefeitura para que isso aconteça – que o empresário fique fortalecido –, que tenha condições de tocar o seu negócio”, explicou Jorge Irineu.
O curso que será ministrado aos comerciantes do bairro tem duas fases. Na primeira, a ideia é mostrar ao comerciante a maneira ideal como ele deve lidar com o negócio, desde a contratação dos funcionários até a formatação do estabelecimento; na segunda, o Sebrae vai até a loja do comerciante para dar dicas variadas sobre o setor.