Noite fria e bonita de quinta-feira, dia 7. Manhã de sol de sexta-feira. A natureza está colaborando e a Vila do Abraão (Ilha Grande) está mais linda ainda com as atividades ecológicas e culturais do XV Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande acontecendo nas praças e ruas até o domingo, dia 10 .
Torcidas animadas agitaram a grande tenda armada na praça ao lado da Escola Brigadeiro Nóbrega, na noite de ontem, 7, para dar boas-vindas aos músicos semifinalistas. As torcidas que mais se destacaram foram para as canções de Angra;“Super Homem ao Avesso” do jovem Tico de Almeida, e “ O Preço da Liberdade” de Felipe Silva.
A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), também não deixou por menos e está caprichando. Acertou em cheio ao convidar os excelentes músicos da cidade, Cláudio Bocca e banda (Cecel esbanjando talento na guitarra; Fabiano Shumarani dando show no baixo e Gil comandando a batera), para fazer o show de abertura; e o Grupo Zangareio como banda de apoio do festival.
O Zangareio inovou e executou, nos intervalos das apresentações dos concorrentes, trechos de canções vencedoras dos grandes festivais nacionais e das tradicionais danças da Festa do Divino de Angra, com o esmero de sempre. Também pudera, só podíamos esperar isto de um grupo que tem uma bonita história na cidade e técnica exemplar com PC Castilho (flauta e percussão), Carlinhos Rabha (baixo) , Marcílio Figueiró (violão), Paulinho São Gonçalo (percussão) e diversas outras feras em sua composição.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos explicou que a prefeitura fez diversas conversas com representantes dos vários segmentos da Ilha Grande para que o festival seja um sucesso.
“ Acertamos porque com esta iniciativa valorizamos nossos músicos, que são excelentes e têm a cara do festival. Já participaram como concorrentes em várias edições, sendo premiados em algumas delas. Inclusive o Zangareio já havia atuado como banda de apoio em algumas edições do festival e agradou muito, tanto que nas reuniões do Conselho Municipal de Cultura os músicos, reunidos na setorial, solicitaram à Cultuar a volta da banda para o festival”, afirmou o presidente da Cultuar, satisfeito com a abertura do evento e o grande público participante.
O festival, um dos maiores e mais concorridos do país, vai distribuir R$ 47 mil em prêmios e apresentar shows do grupo Boca Livre, Gal Costa e o forró arretado da banda Pimenta do Reino.
Desde ontem, as atividades ecológicas começaram a ser realizadas na praça principal do Abraão, em frente à igreja São Sebastião, durante a manhã, onde a Cultuar fez um corredor de tendas com exposições de fotografias de paisagens da ilha e manifestações culturais de Angra.
Nas tendas acontecem jogos, palestras, teatro e várias atividades lúdicas, movimentando a praça, organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nos cais do Abraão e do continente, os mobilizadores ambientais estão de prontidão orientando todos sobre a necessidade de se preservar a Ilha Grande que é a pérola natural mais preciosa do município.
Na noite de ontem o festival começou por volta das 20h30 e terminou de madrugada com o show de MPB de Cláudio Bocca e banda. Hoje, sexta-feira, na tenda principal do festival quem comanda o palco é o renomado grupo Boca Livre, que promete encher a noite do Abraão com a poesia de suas canções, logo depois do último bloco de 15 semifinalistas.
Ainda hoje a Cultuar anuncia as 15 finalistas que se apresentarão na noite de amanhã, sábado, quando a estrela da noite será Gal Costa apresentando grandes sucessos e músicas de seu novo CD.
Os jurados Téo Lima, Júlio Morgado, Maria Aparecida Vilela, Marco Aurélio, e Wladmir Tominho, todos com conhecimentos musical e literário para dar e vender, foram escolhidos a dedo pela Cultuar e começaram a trabalhar entusiasmados com o ótimo nível das músicas. Eles atuarão durante todas as três noites. No domingo dia 10, o palco será ocupado pelos músicos do Abraão que farão a bela e tradicional Violada Caiçara.
As 15 primeiras semifinalistas
Dentro do primeiro bloco de semifinalistas se apresentaram cinco músicas concorrendo ao tema livre e uma para o ecologia (de Angra); e oito de tema livre e uma de ecologia ( de diferentes cidades do Brasil):
Xote Árido (Tema Livre- Angra) - Alexandre N. de Araújo;
Manha (Tema Livre- Angra) - Maurício Macuco;
Maracatu, Samba e Baião (Tema Livre- S P) - Ito Moreno;
Três Marias (Tema Livre-RJ)) - Marcelo Bruno, Luciana Barroso, Karla da Silva e Érika Creder;
O seu Tipo (Tema Livre- SP) - Marcelo Segreto;
Enquanto Isso (Tema Livre- SP) - Jorge Andrade e Luiz Pardal ;
Nevoeiro (Tema Livre- Angra) - Marcos Vinícius e José Carlos Miranda;
Saco do Céu (Tema Ecologia- Angra) - Wolney, Margareth e Ivan Silva;
Xote da Ilha (Tema Ecologia- SP) - Fernando Cavallieri/José Eduardo Camargo;
Super-homem ao Avesso(Tema Livre- Angra) - Tico de Almeida;
A Lapa que eu Vi (Tema Livre - RJ)- Manoel Menezes e Raul Menezes;
Navegador de Sonhos (Tema Livre- BA) - Gilton Della Cella/ Carlos Vilela;
O Preço da Liberdade (Tema Livre- Angra) - Felipe Silva;
Pirambeira Abaixo (Tema Livre- SP) - Kico Zamarian;
Suspiro da Saudade (Tema Livre-MG) – Bilora.
Semifinalistas de sexta-feira,dia 8
Canto de Folia (Tema Livre- MG) - Zé Alexandre e Paulo Delfino
Feliz pra Cachorro (Tema Livre- SP) - Pedro Viáfora e Celso Viáfora
Serenata de Mar (Tema Livre- PA) - Patrícia Rabelo/ Márcio Farias
Clave de Vento (Tema Livre-RS) - Adriano Sperandir e Jaime Vaz Brasil
Se não Fosse Você (Tema Livre-Angra) - José Anchieta da Silva
Lamento Caranguejo (Tema Ecologia- Angra) - Rico Menezes
Veneno (Tema Livre- Angra) - José C. de Oliveira e Marcos Fonseca
A Lenda de Jorge Grego (Tema Livre- Angra) - Nei Ramos e Welton Marks
XI Mandamento: Não Poluirás (Tema Ecologia- Angra) - Vanir de Oliveira
O que Nós Vamos Fazer (Tema Livre- Angra) - Ricardo M. Pereira
Partido da Sogra – (Tema livre-Angra)- Luís Augusto Rodrigues
Saga de Adão, Tonho e Iasmin (Tema Livre- Angra) - Valdo Albino e Fernando Grande
Angra Geração Alegria (Tema Livre- Angra) - Manoel do Rosário
No Osso (Tema Livre-RJ) - Thirone
Na Batida do Tambor (Tema Livre- PA) - Fabrício dos Anjos (Tema Livre) - Patricia Rabelo/ Márcio Farias