Na noite de sábado, 9, na grande tenda da Vila do Abraão (Ilha Grande), a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), distribuiu R$ 47 mil em prêmios aos grandes vencedores do XV Festival de Música e Ecologia, elogiadíssimo pelos concorrentes e pelo público, pela excelente qualidade das músicas apresentadas e a organização do evento.
O festival movimentou a Vila do Abrão (Ilha Grande), no fim de semana, 7 a 10, inundando a ilha de músicas e atividades ecológicas. Um dos grandes momentos da noite foi a apresentação de Gal Costa. A cantora apresentou o show que vem sendo aclamado pela crítica nacional e internacional, como um dos melhores os últimos tempos.
No palco da ilha, Gal Costa cantou, com milhares de fãs, grandes sucessos de sua carreira e de diversos compositores da música popular brasileira, como Ary Barroso, Chico Buarque e bambas da bossa nova.
A cantora, que pela primeira vez se apresentou em Angra, encantou a plateia, acompanhada pelo excelente violonista Luiz Meira, de Florianópolis. Gal exaltou a beleza de Angra e agradeceu a oportunidade de estar no festival “de uma das mais belas cidades do Rio de Janeiro, que agora tive a oportunidade de conhecer. O Rio está no meu coração”, disse ela no palco.
Após o show de Gal Costa, o festival, muito elogiado por todos os participantes, premiou 8 canções dentre as 15 grandes finalistas: as cinco melhores do tema livre, a melhor de ecologia, Prêmio Gerard Galloway e melhores letra e intérprete.
A 1ª colocada no tema livre, o reggae raiz “Qual é o Preço da Liberdade”, também faturou o Prêmio Maestro Galloway como melhor música de Angra. Foi interpretada pelo músico do Abraão Felipe Silva e a banda Monte Zion (RJ). A torcida foi ao delírio com a premiação, dedicada por Felipe “ a grande mãe natureza, ao deus Jah da religião rastafári, às crianças da Ilha Grande e a Camu, um grande amigo, que morava no Abraão, assassinado recentemente.” Felipe e todos os integrantes da banda ficaram emocionados com a premiação, que agradou em cheio ao público presente.
O prêmio ecologia foi faturado por Fernando Grande, de Angra, com a canção “XI Mandamento”. A melhor intérprete foi Patrícia Rabelo com “Serenata de Mar” (PA). A melhor letra foi a da canção “Navegador de Sonhos” (BA),de Gilton Della Celta. No tema livre, a segunda colocada foi “ O seu Tipo” (SP), de Marcelo Segreto; quem faturou a terceira colocação foi a música “Feliz pra Cachorro”, de Pedro e Celso Viáfora; o quarto lugar ficou com “Suspiro e Saudade” (MG), de Bilora; e a quinta colocada foi “Canto de Folia” (MG), interpretada por Zé Alexandre.
As premiações do festival foram feitas pelo presidente da Cultuar, Paulo Mattos; secretário de Fazenda Fernando Argolo; subprefeito da Ilha Grande, Mão Branca; subsecretário de Obras, Vingler Martins; e os cinco jurados: os músicos Téo Lima,Vladmir Tourinho e Júlio Morgado; e os professores de Literatura, Marco Aurélio e Maria Aparecida Vilela. Todos os vencedores do festival (oito) também receberam o Troféu Sebastião Pereira, uma homenagem da Cultuar ao Tião do Trombone, 82 anos, músico da banda Jardim Sarmento.
O grupo Zangareio (Angra) , banda de apoio do festival, foi uma das atrações da noite agradando em cheio aos participantes e dando ótimas canjas para a plateia, executando trechos de canções vencedoras de grandes festivais brasileiros e da tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Angra.
Após o show de Gal Costa, o público continuou na grande tenda do Abraão, até quase o amanhecer dançando ao som do forró contagiante da banda Pimenta do Reino (RJ). O festival termina na noite de domingo, 10, com a Violada Caiçara feita pelos músicos do Abraão.
Premiação:
Tema livre;
1ª- O Preço da Liberdade ( Angra) - Felipe Silva
2ª-seu Tipo (SP) - Marcelo Segreto
3ª-Feliz pra Cachorro (SP) - Pedro Viáfora e Celso Viáfora
4ª- Suspiro da Saudade (MG) – Bilora
5ª-Canto de Folia (MG) - Zé Alexandre e Paulo Delfino
Tema Ecologia
XI Mandamento: Não Poluirás (Angra) - Vanir de Oliveira
Prêmio Maestro Gerard Galloway
O Preço da Liberdade ( Angra) - Felipe Silva
Melhor letra
Navegador de Sonhos (Tema Livre- BA) - Gilton Della Cella/ Carlos Vilela;
Melhor intérprete
Serenata de Mar (PA) - Patrícia Rabelo/ Márcio Farias
Show de Gal Costa e premiação do festival
A música Qual é o Preço da Liberdade foi a grande vencedora do XV Festival de Música e Ecologia