Festa em Freguesia de Santana

Evento atrai fiéis de toda a Ilha Grande e do continente

Terça-Feira, 19/07/2011 | .

A Comissão Zeladora da Igreja de Freguesia de Santana, na Ilha Grande, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural (Cultuar), está realizando ao longo do mês de julho os festejos em comemoração à santa, mãe de Maria e padroeira do local.
A festa na tradicional igreja começou no dia dia 3 com o levantamento do mastro com o emblema da santa. Na terça-feira, 26, quando se comemora o Dia de Santana, os festejos começam às 9h com repicar de sinos e queima de fogos. Depois, às 10h, haverá Santa Missa festiva, animada pelo Apostolado da Oração do Centro de Angra dos Reis. Na quarta, quinta e sexta-feira, 27, 28 e 29, sempre às 10h, haverá celebração.
Porém, o ponto alto será no sábado, 30, dia da Festa de Santana. Às 6h, haverá, alvorada com repicar de sinos e queima de fogos. Do continente e de várias praias da Ilha Grande costumam sair diversos barcos em direção à Praia de Freguesia de Santana. A missa solene será às 10h, seguida de procissão pela praia. Na área ao lado a igreja, às 14h, haverá um bingo e, partir das 21h, quermesse com barracas de comidas e bebidas, leilão de prendas e forró.
A igreja de Freguesia da Santana tem um significado especial, religioso e cultural, para a Ilha Grande. Foi construída em 1796, na Ponta de Maria Ubalda, pelo major Bento José da Costa. Anos mais tarde quando a comunidade reivindicou uma igreja matriz para a Ilha Grande na Praia de Matariz, o major conseguiu impor seu poder na localidade. A pedido do ilustre morador, em 8 de janeiro de 1803 o bispo Dom José Joaquim Mascarenhas Castelo Branco criou a igreja Matriz de Freguesia de Santana da Ilha Grande. A primeira igreja ruiu e foi reconstruída em 1843, pelo então governo da província fluminense. Atualmente, quem se aproxima da comunidade de Freguesia de Santana avista, numa elevação de cerca de 30 metros acima do mar, a cúpula da torre central da velha matriz onde até hoje são celebradas missas.
A Festa de Santana acontece desde o ano de 1796, ganhando força no século XIX, quando a Ilha Grande ganhou o título de Paróquia. Na década de 1970, muitos moradores da praia de Freguesia venderam suas terras e foram tentar a vida em outras localidades. Assim, do ano de 1970 até 1988, não foi realizada qualquer festividade religiosa, sendo reativada em 1989 com o apoio do Padre João de Nijes e de outros amigos e ex-moradores da Ilha Grande.


Programação religiosa
Dia 27, quarta-feira, às 10h – Celebração, com a animação da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Angra dos Reis.
Dia 28, quinta-feira, às 10h – Celebração, com animação das Comunidades de Morro da Carioca e Abel de Angra dos Reis.
Dia 29, sexta-feira, às 10h – Celebração, com animação das Comunidades das Praias de Japariz e Enseada da Estrela da Ilha Grande.
Dia 30, sábado – Dia da Festa.
06h – Alvorada com repicar de sinos e queima de fogos.
10h – Missa solene com animação  do Apostolado da Oração, Grupo Luz Divina e comunidades das Praias da Ilha Grande. Logo após, procissão com os andores do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora das Dores e da padroeira da Ilha Grande, a Senhora Santana, acompanhada pela Banda da Defesa Civil, Apostolado da Oração e o povo em geral.
Programação cultural
Dia 30, sábado – Dia da Festa.
Exposição– Janelas do Patrimônio.
Festa de Santana – Resgate e Saudação.
14h – Bingo.
21h – Leilão de prendas e forró.
Comissão organizadora: Alonso de Oliveira, Luiz Carlos Serrão, Alex Sandro de Lima, Ênio dos Santos Oliveira, Roseli da Costa, Laura Carneiro, Zuleica Carneiro, Rogéria Moreira Bastos, Ruty Moreira, Conceição Brasil dos Reis, Luiza Mamédio, Mariza das Graças Cardoso, Helena dos Santos e Maria Tereza Borel.

Secretarias relacionadas: