Termina nesta sexta-feira, 22 de julho, a campanha de vacinação contra o sarampo, que está sendo feita pela Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) em toda a rede municipal. O objetivo é imunizar todas as crianças maiores de um (1) e menores de sete (7) anos de idade, independentemente do número de doses já recebidas em campanhas anteriores.
O sarampo está sob controle em nosso país, com apenas três casos confirmados no Estado do Rio de Janeiro. Eles foram registrados entre os meses de abril e maio do corrente ano. Os pacientes tiveram contatos com turistas vindos da Europa, onde ocorre um surto dessa doença.
O diretor de Vigilância Epidemiológica da Fusar, Eurípedes Vargas, explica a importância de se vacinar as crianças: “na vacinação de rotina, feita ao longo do ano, o objetivo é obter um ganho de imunidade para a criança, enquanto que durante uma campanha, procuramos vacinar todas para protegê-las do chamado vírus selvagem, ou seja, do vírus que está no ar”.
A responsável técnica de imunização da Fusar, Elenice Dayube, informa que “qualquer vacina só estará contra-indicada em casos de doença com febre aguda grave, para toda e qualquer situação como coriza, espirros, resfriados, uso de medicamentos, etc.”. Nesses casos a criança deverá ser levada ao local de vacinação para o caso ser avaliado.