Um grande público teve a oportunidade de assistir a um belo e emocionante espetáculo junino de superação, criatividade e união, na noite de sábado, 23, no Arraiá do Noites Angrenses na Praça do Porto (Centro), proporcionado por um grupo de jovens e adultos da Associação de Portadores de Deficiência Visual (Apadev) e da Associação Cultural de Quadrilhas Juninas (Acqjar), na noite de sábado, 23, no Arraiá do Noites Angrenses, um projeto da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). O vice-prefeito Essiomar Gomes prestigiou o evento.
Quando o locutor Ênio Valverde, presidente da associação de quadrilhas de Angra, anunciou o grupo da Apadev, o público presente na praça aplaudiu muito e ficou em silêncio contribuindo para a melhor evolução dos dançarinos: oito pares, cada um formado por um integrante da Acjar (da Quadrilha Dito Peres) e um da Apadev . Dois marcadores da Quadrilha Dito Peres (Léo e Luan) auxiliaram o grupo, que executou diversos números com perfeita evolução.
Segundo Ênio Valverde, a iniciativa da quadrilha da Apadev partiu de Paulo e Marilene, portadores de deficiência visual e integrantes da Apadev, que moram ao lado do Peres, no Morro do Carmo. “Eles nos solicitaram o ensaio e prontamente os atendemos. Foi uma experiência emocionante e muito enriquecedora para ambas as associações. Tenho a certeza que aprendemos muito mais com eles do que eles com a gente. A partir de agora, a apresentação da quadrilha da Apadev, já faz parte do calendário oficial da associação de quadrilheiros de Angra”, garantiu Ênio.
O mesmo sentimento foi sentido pelos participantes da Apadev. Marilene disse que o grupo já dançava quadrilha na Escola Municipal para Deficientes Visuais, mas que queriam alçar voos maiores. “Sabemos que podemos sempre mais. E assim aconteceu. Eles nos ajudaram e ficamos confiantes. Deu tudo certo. Foi muito bom dançar na praça, e no ano que vem vamos fazer melhor ainda”, disse ela. Os pares eram mistos, com um dançarino da Quadrilha Dito Peres e um da Apadev.
Os integrantes da Apadev foram Paulo Henrique, Marilene, Bruno, Andrieli, Hugo, Francisco, Marise e Alan. E da Dito Peres, Rejane, Thaís, Priscila, Rose, Tamara, Vinícius, Vítor e Éder. Outra boa novidade é que a Apadev pôde comercializar seus produtos em uma barraca no Arraiá e recebeu a doação do valor arrecadado na noite de 23.
O Arraiá do Noites Angrenses foi realizado em dois sábados (16 e 23) com a apresentação de nove grupos de quadrilhas (Zé Raimundo, Zé Buscapé, Zé Piri, Zé da Cruz, Apadev, Zé Pirraça, Dito Peres, Escorrega Lá Vai Nós e Aconchego da Ciça). A premiação foi dada pela Associação de Quadrilheiros e a estrutura, pela prefeitura, através da Cultuar.
As quadrilhas vencedoras do Arraiá do Noites Angrenses foram no dia 16, a Zé Raimundo (Campo Belo 2), em primeiro lugar, e a Zé Buscapé (Japuíba) em segundo. A Dito Peres (Morro do Peres) foi a campeã do dia 23 e a Zé Pirraça (Frade) foi a vice-campeã.