A prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e da Associação Cultural das Quadrilhas Juninas (Acqjar), encerra o mês de julho em grande estilo realizando o Arraiá da Cidade, com shows das mais belas quadrilhas do município, bailes de forró e apresentações de dois grupos juninos do Rio de Janeiro.
O Arraiá da Cidade será realizado na Praça Zumbi dos Palmares, a partir das 20h, no fim de semana, 28 de julho a 1º de agosto. O arraiá é a maior e a mais bonita festa junina da região. Serão distribuídos R$3 mil em prêmios e troféus para as quadrilhas da Acjar que participarão de um grande torneio nas quatro noites, de quinta a domingo. Na noite de segunda-feira, acontecerá a apresentação das grandes campeãs. Shows com grupos de forró da cidade movimentarão os festejos. A abertura e o encerramento do grande arraiá serão feitos por grupos convidados do Rio de Janeiro.
Os grupos de forró, que se apresentarão após os grupos de quadrilhas, já estão confirmados: Trio Cariri no dia 28; Banda Sereno, dia 29; Trio Mambucaba e Unixote, no dia 30; e Forrozão Suingue Bom e Banda Sonorus, no dia 31.
A praça estará toda enfeitada cenograficamente e com diversas barraquinhas de brincadeiras e de comes e bebes deliciosos, típicos das festas juninas, que com certeza irão agradar a população e turistas.
A Acqjar e a Cultuar prometem cinco noites de lindos espetáculos, já que os grupos da Associação de Quadrilhas de Angra vêm se aprimorando a cada ano que passa e suas apresentações são verdadeiros shows de coreografia e criatividade, como o que vem acontecendo com as grupos de quadrilhas em todo o Brasil, principalmente na região nordeste.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos e o presidente da Acqjar, Ênio Valverde, estão unidos e pretendem realizar um dos mais bonitos arraiáis dos últimos tempos. Segundo Paulo Mattos, “a orientação do prefeito Tuca Jordão é que a Cultuar apoie cada vez mais as manifestações culturais de Angra e o arraiá é uma das mais significaficativas”, explica ele.
Para o presidente da Acjqar Ênio Valverde a cada ano que passa “as quadrilhas estão recebendo mais apoio e se consolidando como verdadeiras representantes das comunidades periféricas, mobilizando miulhares de pessoas, não só na época das festas juninas, mas durante todo o ano”, afirma.
Além das quadrilhas associadas à Acqjar, o Arraiá da Cidade apresentará danças de outros grupos de quadrilhas de Angra, como o da Terceira Idade.
Arraiá da Cidade com grande torneio de quadrilhas
O mais animado arraiá da Costa Verde vai movimentar a Praça Zumbi dos Palmares