O Ateneu Angrense de Letras e Artes, a prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar),e a Eletronuclear vão realizar de 4 a 7 agosto , a VI Semana Maestro Gerard, na semana em que ele comemoraria seus 74 anos, com música de extrema qualidade apresentada por corais de Angra e de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Os concertos serão realizados nas igrejas do Centro da cidade. O apoio cultural é da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e da Ordem Terceira do Carmo
Maestro Galloway foi o fundador do Coral da Cidade de Angra dos Reis, que começou em 1969 com o nome de Coral do Ceniab. Galloway nasceu no dia 6 de agosto de 1937, no norte da Inglaterra, Condado de Yorkshire, na cidade medieval de Beverly. Veio para o Rio de Janeiro em 1961. Voltou para a Inglaterra mas retornou ao Brasil para morar na Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, ainda na década de 1960. Do município não mais saiu. Foi um grande músico e um dos maiores incentivadores da criação de grupos de teatro e de música em Angra. Foi morto tragicamente em 1999, deixando um importante legado.
Em Angra, a semana de seu aniversário nunca passa em branco. É nesta época que acontecem as mais belas apresentações de grupos de corais. Neste ano serão 11 apresentações.
Abrindo as comemorações, no dia 4, às 19h30, na igreja do Carmo, acontecerá a missa “In Memoriam” ao maestro Gerard Galloway com o Coral Imaculada Conceição da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. E às 20h30 , o cantor Adrén Alves fará sua homenagem ao mestre, na Capela da Ordem Terceira do Carmo.
Os demais concertos acontecerão na igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h30. No dia 5 se apresentarão o Coral Infanto-Juvenil de Angra; a Orquestra de Flauta Doce, do Peti de Rio Claro; Coro Nheengarecoporanga, do CDDH de Petrópolis; e o Coral do Inmetro, do Rio de Janeiro.
No dia 6 se apresentarão os corais Educanção, de Paraty; Vozes, de Nova Iguaçu; e o dos Funcionários da Globo. A VI Semana Maestro Galloway será encerrada no dia 7 com a Banda de Concerto, de Volta Redonda; Madrigal, da Ilha do Governador e pelo esplêndido Coral da Cidade de Angra dos Reis. Uma programação mais do que atrativa para os amantes da música de coral e para homenagear o grande maestro.
VI Semana Gerard Galloway
Onze excelentes corais de Angra e do Rio de Janeiro se apresentarão nas igrejas do Centro de Angra