Os três dias do Festival da Cultura Japonesa na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, foi um verdadeiro sucesso. O evento foi organizado pela Associação de Pousadas da Enseada do Bananal (Apeb) e pela Prefeitura de Angra, através da TurisAngra. A localidade ficou lotada e, segundo os organizadores do evento, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local, que teve 90% de ocupação das pousadas durante o período.
O evento atraiu turistas de São Paulo, Rio Grande do Sul e vários outros estados, além dos visitantes estrangeiros como da Argentina e da Alemanha, todos encantados com as manifestações culturais japonesas apresentadas no festival e, principalmente, a gastronomia. Para a prefeitura, o evento já é uma tradição na cidade.
“Este é o quarto ano em que acontece o Festival da Cultura Japonesa, e, se depender da TurisAngra, estaremos sempre apoiando esta iniciativa. A cultura japonesa desperta a curiosidade e o interesse dos brasileiros e, reunida numa praia paradisíaca, se torna uma atração irresistível para o turismo. Um evento desses, realizado nesta época do ano, só tem saldo positivo para o município”, enfatizou o presidente da TurisAngra, Daniel Santiago.
O evento contou com praça de alimentação, espaço para exposição de artesanato e artes plásticas, oficinas diversas como pipas japonesas, shiatsu, kirigami, entre outros, shows musicais e teatro, além de apresentações de danças típicas e artes marciais.