Termina neste sábado a vacinação contra o sarampo

Sistema especial de atendimento será de 8h às 17h em todos os distritos

Quinta-Feira, 28/07/2011 | .

A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada em todo o país pelo Ministério da Saúde até este sábado, 30 de julho. Na cidade a ação está sendo feita pela Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FuSAR) na rede municipal. O fornecimento das doses das vacinas é de responsabilidade do governo do Estado do Rio de Janeiro e o objetivo do governo federal é imunizar 95% das crianças maiores de um (1) e menores de sete (7) anos de idade, independentemente do número de doses já recebidas em campanhas anteriores.


Em Angra dos Reis, do início da campanha até a última semana, já foram vacinadas mais de 80% das crianças. O diretor de Vigilância Epidemiológica da FuSAR, Eurípedes Vargas, informa que foram liberadas mais doses da vacina para Angra dos Reis. “Nossa equipe vai nesta sexta-feira à Niterói (RJ) buscar as doses, na Central Geral de Abastecimento, administrada pelo governo estadual”, diz o diretor.


A última oportunidade para os pais e/ou responsáveis pelas crianças maiores de 1 e menores de 7 anos é o sábado. A FuSAR tem um sistema especial de atendimento em todos os distritos de Angra, de 8h às 17h. As unidades disponíveis para os moradores levarem as crianças para a vacinação são as seguintes:


Centro - “Casa Amarela”
 Posto de saúde da Japuíba (ao lado do aeroporto)
 Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Jacuecanga
 SPA do Parque Mambucaba
 SPA do Frade
 SPA da Vila do Abraão, na Ilha Grande


O diretor Eurípedes Vargas explica a importância de se vacinar as crianças: “na vacinação de rotina, feita ao longo do ano, o objetivo é obter um ganho de imunidade para a criança, enquanto que durante uma campanha, procuramos vacinar todas para protegê-las do chamado vírus selvagem, ou seja, do vírus que está no ar”. Ele ressalta a importância de se levar as crianças da faixa etária às unidades de saúde para serem vacinadas. "Diariamente, entre 8h30 e 17h, nossas equipes estão à disposição da população", disse ele.


A responsável técnica de imunização da FuSAR, Elenice Dayube, informa que “qualquer vacina só estará contra-indicada em casos de doença com febre aguda grave, para toda e qualquer situação como coriza, espirros, resfriados, uso de medicamentos, etc.”. Nesses casos a criança deverá ser levada ao local de vacinação para o caso ser avaliado.

Secretarias relacionadas: