Em Angra, os amantes das quadrilhas juninas puderam contar com cinco noites de evolução de 16 quadrilhas juninas no maior e melhor arraiá da Costa Verde, o Arraiá da Cidade, na Praça Zumbi dos Palmares (Centro),um grande espetáculo, que mobilizou, de 28 a 31 de julho, cerca de 20 mil pessoas e distribuiu R$ 3 mil em prêmios e troféus para as cinco melhores quadrilhas, encerrando um brilhante trabalho realizado,desde junho, pela Associação de Quadrilhas de Angra (Acqjar) e a prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar).
De junho até agosto foram realizados10 grandes arraiáis em bairros periféricos, com a participação das 12 quadrilhas associadas à Acqjar, inclusive um arraiá no Noites Angrenses e um grande torneio de ensaios de quadrilhas , ambos na Praça do Porto (Centro). Em todos eles, o público compareceu maciçamente.
No Arraiá da Cidade, que é a festa de encerramento dos festejos juninos da associação, a grande campeã foi a Zé Buscapé (Japuíba), premiando o excelente trabalho de Henrique, mais conhecido como John, e de todos os dançarinos, que estão comemorando na maior festa.
A vice-campeã foi a Dito Peres (Morro do Peres); a terceira, a Zé Raimundo (Campo Belo 1); quarta, a Zé Piri, do Frade; e a quinta, a Aconchego da Ciça (Campo Belo 1). O melhor marcador foi Luan Valverde, da Dito Peres, tricampeão no quesito, impressionando os jurados pela dança no pé, carisma e comando do grupo. O melhor casal de noivos foi da quadrilha campeã Zé Buscapé, Eduardo e Monique. A Escorrega Lá Vai Nós (Belém) faturou dois prêmios: o de melhor casamento e melhor par caipira, com a dama Kathlen dando um show com o cavalheiro Léo.
O arraiá foi muito elogiado pelo prefeito Tuca Jordão, que compareceu na abertura do evento, pelos grupos convidados do RJ, Chiquinho e sua Mulata e Frevo de Mulher, e pelo público em geral. Na opinião do presidente da Cultuar, Paulo Mattos, “foi mais um sucesso de público, com uma plateia que torceu sadiamente pelos grupos, mostrando união e companheirismo entre eles. Isto fortalece a cultura da cidade e, consequentemente, a associação das quadrilhas, que fez um bonito trabalho em conjunto com a prefeitura”.
A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente da Acqjar, Ênio Valverde. Ele afirma que o sucesso do Arraiá da Cidade é devido “ao trabalho conjunto com a Cultuar e principalmente ao que os grupos vêm realizando durante todo o ano em suas comunidades, unindo jovens , mais de mil ,em torno dos festejos juninos”.
Os jurados, convidados pela Cultuar, vindos de Queluz (SP), cidade que é referência em concursos de quadrilhas, afirmaram que foi difícil escolher as melhores, devido a qualidade apresentada por elas, e isto nos deixa feliz. A Zé Buscapé, grande campeã, está de parabéns pela conquista, e todos os grupos também merecem elogios porque fizeram um bonito espetáculo, que nos deixa orgulhosos”, afirmou Ênio.
Os festejos juninos oficiais de Angra se encerram com o último torneio de bairros, que acontecerá no final de semana, de 5 a 7, a partir das 19h, no Arraiá do Dito Peres (Morro do Peres) com a participação das quadrilhas associadas, menos a do Dito Peres, que se apresentará como anfitriã e comporá o júri.
Na noite de segunda, dia 1º, as cinco vencedoras do arraiá voltaram a se apresentar no Arraiá da Cidade, encerrando com brilhantismo o evento.
Zé Buscapé é a grande campeã do Arraiá da Cidade
Dito Peres é a vice-campeã e a Zé Raimundo, a terceira colocada, no mais bonito arraiá da Costa Verde