Paralisia infantil: campanha prossegue no dia 13

Crianças de 0 a 5 anos incompletos devem ser vacinadas

Terça-Feira, 02/08/2011 | .

A campanha nacional contra a paralisia infantil (também conhecida como poliomelite ou pólio) continuará com a segunda etapa em 13 de agosto, Dia de Mobilização. Na cidade, a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FuSAR) realizará as ações em todas as unidades.


“As crianças de 0 a 5 anos incompletos deverão ser levadas a qualquer unidade de saúde para tomar as duas gotas contra a doença”, explica a responsável Técnica de Imunização da FuSAR, Elenice Dayube. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir 95% do público-alvo, no país inteiro.


Segundo dados do ministério, a poliomelite é uma doença grave e na maioria dos casos o paciente não morre. Entretanto, surgem lesões que causam sérios problemas no sistema nervoso, o que causa a paralisia nos membros inferiores (geralmente, nas pernas).


O último caso registrado no Brasil foi em 1989 e, cinco anos depois, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu oficialmente o país como livre da doença. Mas pelo mundo ainda são 26 nações que continuam com casos de paralisia infantil, por isso as campanhas de vacinação continuam, para evitar a circulação do vírus.

Secretarias relacionadas: