Fim do defeso: mar de Angra "está para peixe"

100 toneladas de sardinha foram pescadas em menos de 48 horas

Terça-Feira, 02/08/2011 | .

Os pescadores de Angra dos Reis estão empolgados com o reinício da pesca da sardinha no município. O período do defeso da sardinha, que havia começado no dia 15 de junho, terminou no domingo, dia 31 de julho. Durante o defeso, a pesca da espécie fica proibida e o período é fundamental para proteger a reprodução do peixe. De acordo com a Subsecretaria de Pesca da Prefeitura de Angra, do reinício da pesca até esta terça-feira, dia 2, 100 toneladas de sardinha foram pescadas. A previsão é de que até o fim de semana essa quantidade suba para mil toneladas. Números expressivos que mostram que mar de Angra “está para peixe”.


 – Nossa expectativa é boa e estamos vendo que temos bastante peixe agora com o fim do defeso – afirmou o armador Geter Ramos. – O defeso nos beneficia, porque favorece a desova e o crescimento do peixe. Se não fosse o período, alguns poderiam matar o peixe ainda na fase da desova – explicou o armador. De acordo com Geter, dez toneladas do peixe podem custar entre R$ 8 mil a R$ 10 mil, dependendo do mercado.    


 A pesca está liberada no município até o dia 31 de outubro, já que no dia 1º de novembro começa mais um período de defeso, que vai até o dia 15 de fevereiro.


 – A previsão é de que a gente consiga atingir a média dos últimos três anos, que é de 25 mil toneladas pescadas – afirmou o subsecretário de Pesca Humberto Martins. Essas 25 mil toneladas incluem a sardinha e algumas das principais espécies do mar de Angra, como camarão, anchova, tainha e xerelete. Só no primeiro semestre deste ano, nove mil toneladas de sardinha foram pescadas.

Secretarias relacionadas: