FGV realiza estudo de competitividade turística

Ação é realizada anualmente pelo Ministério do Turismo nos 65 municípios indutores do turismo no Brasil

Quarta-Feira, 03/08/2011 | .

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está em Angra, mais uma vez, realizando uma pesquisa do Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores do turismo nacional, como parte de uma das ações do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.O objetivo do estudo é promover um diagnóstico detalhado da realidade dos municípios, a fim de colocar em perspectiva os níveis de competitividade turística de cada um e permitir que, gradualmente, possam oferecer produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros. Vale ressaltar que se trata de uma ação de incentivo e não de competição propriamente dita.
 Uma consultora da FGV está na cidade desde o dia 1º, onde ficará até o próximo dia 5, visitando e entrevistando os responsáveis por vários setores do turismo da cidade como prefeitura, TurisAngra, entre outros órgãos públicos, além de empresários e operadores de turismo. O resultado do estudo apontará uma análise da competitividade turística com base em 13 dimensões: infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais. Angra dos Reis é um destino indutor, e muitas ações da TurisAngra têm-se baseado de acordo com os resultados demonstrados na pesquisa, realizada em 2008, 2009 e 2010.
 Esse estudo é feito anualmente e tem grande importância no fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao turismo nos municípios, através da identificação de indicadores sociais e econômicos locais. A partir dos dados colhidos e analisados, cada destino vem tendo condições de traçar melhor suas metas e também induzir o desenvolvimento da atividade turística em sua região. Na pesquisa são elencadas de forma participativa as prioridades de cada município e elaboraradas propostas para a superação de seus entraves. O resultado do estudo será comparado com os que foram feitos em 2009 e 2010, analisando, assim, se houve uma evolução estrutural turística no município indutor.

Secretarias relacionadas: