O prefeito Tuca Jordão e o Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (AngraPrev) foram premiados pela excelência na gestão previdenciária. O prêmio foi concedido pela Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj), em seu 5º Congresso de Previdência, em Macaé, nos dias 26, 27 e 28. Angra dos Reis foi um dos 15 municípios premiados dentre os 92 que compõem o Estado do Rio de Janeiro.
Essa foi a primeira vez que a Aepremerj realizou a premiação. A comenda foi referente à gestão previdenciária de 2010. Para recebê-la, estiveram no evento o atual presidente do AngraPrev, Sérgio Telles, e o secretário de Administração da Prefeitura de Angra, Carlos Renato Gonçalves, que era o presidente do AngraPrev em 2010.
– O prêmio é mais um reconhecimento de que nossa gestão valoriza os servidores. É muito gratificante quando esse reconhecimento vem de fora. Principalmente quando vem uma instituição como a Aepremerj, que zela pela ética, transparência e excelência na gestão previdenciária dos municípios – afirmou Tuca, que citou outras ações para a valorização do servidor, como o aprimoramento do Plano de Cargos, que tem possibilitado ganhos salariais, progressão e promoção aos servidores nos quadros da prefeitura.
Um dos fatores preponderantes para a obtenção do prêmio foi o bom aproveitamento que a Prefeitura de Angra tem feito de seus concursos públicos, convocando um grande número de aprovados para ingressarem em seus quadros.
– Com um maior número de funcionários concursados, aumenta-se o número de servidores contribuindo para o regime previdenciário do município, ou seja, aumenta-se o aporte para o AngraPrev. Isso foi um fator de destaque para obtermos o prêmio – explicou Telles.
Ainda de acordo com o presidente do AngraPrev, outro fator fundamental foi a regularidade do regime previdenciário municipal no cumprimento dos critérios de gestão determinados pelo Ministério da Previdência Social, como equilíbrio financeiro e atuarial, transparência, garantida da participação dos segurados no processo decisório etc.
A Aepremerj entregou duas placas: uma em nome de Carlos Renato, recebida pelo próprio, e outra em nome do prefeito Tuca Jordão, recebida pelo presidente do AngraPrev.
Diversas autoridades do setor previdenciário no âmbito estadual e nacional estiveram presentes. O auditor do Ministério da Previdência, Delúbio Gomes, destacou que as unidades gestoras de regimes próprios de previdência social (caso do AngraPrev) de municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas estão sendo referências para a efetivação dos regimes próprios no país. Por diversas vezes ele citou Angra dos Reis em seu discurso.
O secretário municipal de Administração resumiu a importância e o significado do prêmio recebido:
– O prêmio é uma homenagem da Aepremerj aos gestores e aos institutos de gestão previdenciária que mais se destacaram no ano e melhor desenvolveram práticas baseadas nos princípios de transparência, qualidade, ética e responsabilidade corporativa e social – resumiu Carlos Renato.