A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, tem a ingerência sobre os oito cemitérios municipais que, atualmente, disponibilizam 1.491 vagas. Os cemitérios, que dispõe de gavetas e solo, são localizados em bairros distintos para melhor atender à população: Belém (282 vagas), Serra D'Água (168 vagas), Bracuí (694 vagas), Vila Histórica (31 vagas), Jacuecanga (46 vagas), Vila do Abraão (44 vagas), Provetá (94 vagas) e Freguesia de Santana (132 vagas).
Segundo a secretária Jane Veiga, o procedimento para obter uma vaga nos cemitérios municipais é simples. – A família deve procurar a Secretaria de Ação Social e escolher o cemitério para o sepultamento do ente querido . Os sepultamentos são gratuitos – explicou ela.
O único cemitério municipal existente no Centro da cidade é o da Matriz, que está desativado, porque o prefeito Tuca Jordão viabilizou a construção de quatro capelas mortuárias com banheiros e jardins para oferecer um melhor conforto às famílias durante o velório. As obras em breve serão iniciadas.
Existem outros dois cemitérios no Centro da cidade, Carmo e Santo Antônio, mas são de propriedade da Igreja Católica, e a prefeitura não tem ingerência sobre eles.
A secretária Jane Veiga explicou ainda sobre o procedimento de exumação dos corpos, que é feito cinco anos após o enterro.
– As exumações, que são as retiradas dos cadáveres, são devidamente agendadas com a família para que haja acompanhamento. Quando há várias exumações no mesmo local, no momento, é exalado um odor natural, porque a urna fica lacrada na gaveta ou na cova por muito tempo. Após a exumação o odor passa e as gavetas ou covas são devidamente preparadas para receber novos corpos – contou Jane.
A prefeitura também disponibiliza um programa para as famílias carentes, dentro dos critérios já estabelecidos, chamado Auxílio-morte, que compõe a doação de urna, flores, véu, preparação do cadáver e remoção para o cemitério. Para solicitar o auxílio, a família deve entrar em contato com os telefones (24) 3377-4156 ou 9903-0298.
Cemitérios municipais têm 1.491 vagas
Os locais, que dispõe de gavetas e solo, são localizados em bairros distintos para melhor atender à população