Desde a década de 90, a Prefeitura de Angra vem realizando nas igrejas dos bairros da cidade o projeto Música nas Igrejas, com belíssimos concertos do Coral da Cidade. A temporada 2011 começou na noite de terça-feira, dia 9, às 20h30, na igreja da Lapa, no Centro da cidade, abrilhantando o início da festa de Nossa Senhora da Lapa e da Boa Morte.
A partir deste mês, haverá pelo menos uma apresentação mensal do projeto em diversas igrejas do município. O próximo concerto será na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Monsuaba, em data a ser marcada e divulgada pela Fundação Cultural de Angra (Cultuar), que é a idealizadora do projeto junto com o Coral da Cidade.
O concerto na Lapa contou com músicas sacras e populares brasileiras, agradando em cheio à plateia, que assistiu a apresentação após o encerramento da novena festiva. O coral foi regido pelo experiente maestro Moacyr Saraiva com a participação especial da tecladista Cristiane Azevedo e preparação vocal de Adren Alves, que veio de uma temporada vitoriosa do Rio de Janeiro, onde apresentou o monólogo “Sucesso, aqui vou eu”. Adren, Anderson Carneiro, Carolina Daher e Sérgio Bullé engrandeceram o evento fazendo um solo belíssimo da peça Te Deum Laudamus, do autor Henry Purcell.
O músico e bancário José Mauro estava na plateia prestigiando o coral e afirmou emocionado: “Somos privilegiados por termos condições de assistir a um espetáculo tão belo como o que o coral da Cidade nos presenteia a cada apresentação”.
O coral da Cidade foi fundado pelo saudoso maestro Gerard Galloway, tem 42 anos e soma mais de 2 mil apresentações e montagem de três óperas. Apresenta brilhantemente um repertório sacro e secular variado com músicas consagradas de várias épocas, desde composições renascentistas (século XVI), barroca ( século XVII) romântica (século IX) e as mais modernas.