A autoavaliação funcional e a avaliação da chefia já estão disponíveis no site da Prefeitura de Angra para os servidores municipais. Os procedimentos são válidos como etapas do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da prefeitura para a avaliação dos servidores efetivos (estatutários). Através do PCCR, aqueles que apresentam melhor desempenho dentro de suas atividades profissionais podem ser beneficiados com progressão e promoção, o que corresponde a acréscimos de até 20% em cima do salário-base. A prefeitura conta atualmente com cerca de 4.500 estatutários.
Os servidores e a chefia têm até o dia 23 de setembro para preencher os formulários on-line. As avaliações são feitas através do site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br), no Espaço do Servidor, ou através do sistema de suporte S3. Os servidores se autoavaliam respondendo a questões relacionadas à vida profissional, como pontualidade, assiduidade, relacionamento com colegas de trabalho e chefia, iniciativa etc. No caso da avaliação da chefia, é o chefe ou responsável pelo setor que faz a avaliação de seus funcionários sobre os mesmos aspectos.
Os resultados da autoavaliação e da avaliação da chefia são somados aos de outros critérios, como tempo de serviço, número de faltas e de cursos realizados. A subsecretária de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Rita Salomão, explica que a principal função da autoavaliação funcional é deixar a avaliação do PCCR mais equilibrada.
– Quando pensamos no PCCR, queríamos fazer uma avaliação equilibrada, que não fosse feita somente pelas chefias – explicou Rita.
Esta autoavaliação é a segunda das cinco que serão feitas para este período do PCCR (2010 a 2012). Mil trezentos e vinte nove servidores foram beneficiados nesse primeiro processo, de 2006 a 2009.
A Subsecretaria de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, responsável pelo gerenciamento do processo, está disponibilizando um computador para os servidores que encontrarem dificuldades no preenchimento de seus formulários. Eles devem ir à sede da subsecretaria, na rua Honório Lima, 127, Centro, das 9h às 17h, munidos do CPF e número da matrícula.
Com relação à documentação necessária para outros critérios do PCCR, como os certificados de cursos, a gerente de Desenvolvimento e Avaliação, Carla Pousa Costa, alerta os servidores para que não deixem para a última hora.
– O prazo para a entrega da documentação é até o dia 31 de julho do ano que vem, mas pedimos que ela seja feita com antecedência. Muitos servidores deixam para a última hora, o que sobrecarrega o trabalho da Subsecretaria de Treinamento – afirmou.