Em maio, durante a Semana da Cultura Negra em Angra, quando a prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar), fez uma importante festa e inaugurou o busto de Zumbi Palmares, na praça que tem seu nome, os representantes do movimento negro da cidade Ylá Dudu mostraram o desejo de que o espaço fosse primordialmente ocupado pelos movimentos culturais. Sabendo disso, o Grupo Senzala de Capoeira da cidade não deixou por menos: realizou no local, com brilhantismo, no fim de semana, dias 12 e 13, mais uma edição do Capoeirangra 2011.
Para alegria do público (centenas de pessoas) e dos capoeiristas de Angra, de diversas partes do Brasil e de países da Europa - que vieram à cidade especialmente para o evento - a capoeira, com toda a sua beleza e arte, reinou na praça e na Casa Larangeira, com rodas, canções, teatro de puxada de rede , ciranda, “vadiagem”, cursos e palestras, homenageando Zumbi dos Palmares e heróis negros que lutaram pela libertação.
O Capoeirangra neste ano foi em homenagem ao saudoso Mestre Peixinho, do Centro Senzala , falecido recentemente e que abrilhantou,o evento na cidade por vários anos, inclusive no ano passado, realizando oficinas.
Mestre Deco, Wanderley Silveira, foi o anfitrião da grande festa da capoeira, coordenando todas as atividades, que começaram na noite de sexta com diversas palestras com importantes mestres do Senzala como Itamar, Jacaré, Flávio, Cláudio Arruda, Feijão e vários outros, seguida de roda de capoeira.
No sábado, o evento começou cedo com uma saudável brincadeira na praça , a partir das 10h, denominada por eles como “vadiagem”. A partir das 14h, a praça foi tomada por um grande aulão com todos os grandes mestres convidados. De Angra compareceram os mestres Renato e Marreta, do Grupo Congo.
A Capoeirangra seguiu com a apresentação da dança de ciranda, realizada com beleza por crianças do Abraão (Ilha Grande), apresentação de teatro “Puxada de Rede”, do Grupo Senzala do Mestre Peixinho e finalizada com entrega de cordas para integrantes do grupo de Angra e grande roda de capoeira , acompanhada por autoridades, como representantes da prefeitura como Paulo Mattos, presidente da Fundação Cultural (Cultuar), que apoiou totalmente o evento. O Capoeirangra vem sendo realizado com grande êxito em Angra, com o apoio da prefeitura, desde 2005.
.