Novo formulário para acidentes de trabalho

Nova Ciat visa facilitar o trabalho da prefeitura pela segurança de seus funcionários

Segunda-Feira, 15/08/2011 | .

Uma equipe da Gerência de Medicina Ocupacional está visitando os setores da Prefeitura de Angra, de Garatucaia ao Parque Mambucaba, para informar sobre o novo formulário de Comunicação Interna de Acidente de Trabalho (Ciat). O documento é utilizado pelos funcionários da prefeitura para informar a administração sobre acidentes ocorridos no trabalho ou em função dele. A nova Ciat é mais detalhada que a antiga, o que permite aos setores de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho obterem mais informações sobre os acidentes ocorridos.


 O trabalho de distribuição e esclarecimento sobre a nova Ciat começou na última semana e deve continuar durante todo o mês de agosto. A equipe é formada por uma assistente social, um técnico de Segurança do Trabalho e estagiários.


 O objetivo também é o de conscientizar os funcionários, estatutários ou não, sobre a importância de comunicar os casos ocorridos. O setor acredita que os casos de comunicação de acidentes de trabalho são subnotificados, o que significa que há mais casos do que aqueles que são informados.


 – Até os casos aparentemente irrelevantes devem ser notificados. Mesmo aqueles que não implicam em afastamento – ressaltou Ângela Hofsteede, gerente de Medicina Ocupacional. Ela lembra que é importante que os acidentes de trabalho sejam devidamente comunicados para que a prefeitura possa trabalhar na precaução, pela segurança de seus funcionários.


 Por ser mais detalhada, a nova Ciat possibilita uma melhor descrição dos acidentes, o que inclui após quantas horas de trabalho ocorreu o acidente, qual o local exato em que o acidente aconteceu etc.


 – Quanto mais dados fornecidos, melhor para quando formos a campo fazer a inspeção. Nosso objetivo é o de melhorar as condições de trabalho dos funcionários – afirmou Hudmilson de Azevedo, coordenador de Segurança do Trabalho.


 Hudmilson explica que a Ciat antiga já vinha sendo usada há 18 anos e era o momento de se fazer uma atualização.


 – A nova Ciat vai facilitar o nosso trabalho e o das chefias – resumiu o coordenador. 


 A nova Ciat pode ser obtida na sede da Gerência de Medicina Ocupacional. O telefone do setor é 3367-1099. O novo formulário também está disponível para download no Gerenciador de Aplicativos (Ganet) usado pelos servidores, pelos links ‹sistema› e ‹baixar formulário›.

Secretarias relacionadas: