Começaram os Jogos Estudantis de Angra dos Reis. Em sua sexta edição, o Jear teve início oficialmente na manhã desta segunda-feira, 15, com o tradicional revezamento da tocha olímpica pelas principais ruas do Centro da cidade, e a cerimônia de abertura no ginásio do Ceav (Colégio Estadual Arthur Vargas). Às 9:30h, em frente à sede do governo municipal, na Praça Nilo Peçanha, ao som da Banda Maestro Galloway, a aluna Amanda Viana, da Escola Municipal Amélia Lage, recebeu a tocha das mãos do prefeito Tuca Jordão, dando início ao percurso da passagem do símbolo olímpico.
Além de Amanda, mais dez alunos participaram do revezamento até a chegada ao ginásio do Ceav, com a aluna Giulia Cavalcante Jucá tendo a responsabilidade de fazer o acendimento da pira olímpica. As 22 escolas inscritas na competição deste ano fizeram o desfile das delegações com parte de seus alunos-atletas, e foram saudadas por suas torcidas, que lotaram as arquibancadas do ginásio. A aluna do Colégio Osvaldo Afonso, Bárbara Figueiredo Reis, fez o juramento do atleta e arrancou aplausos de seus colegas.
A programação da cerimônia ainda contou com a apresentação de grupos de danças da Academia Sheila Klautau e Cia Arena, respectivamente coreografadas pelos professores Hugo Leonardo e Johnny Lopes e MV Freitas, com a participação especial das ginastas da Escolinha da Prefeitura de Ginástica Artística. A atração da abertura dos jogos foram as meninas do GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) da Prefeitura de Pindamonhangaba (SP), tricampeãs paulistas, convidadas especiais do Jear 2011, que deram um show de coordenação, plasticidade e sincronismo com os conjuntos de aros, cordas e bolas.
Após a execução dos hinos nacional brasileiro e de Angra dos Reis, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciene Rabha, destacou em sua fala a importância da competitividade dos jogos entre os colégios, porém com a função de integração dos alunos, tendo o espírito esportivo como preponderante na disputa. Já o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Gonçalves, ressaltou a relevância do empenho e da elevada participação esportiva dos atletas no Jear, mas sempre buscando a lealdade e o congraçamento.
Ceav larga na frente na pontuação geral com as vitórias na natação
A disputa do Jear 2011 começou no mesmo dia, logo após a cerimônia de abertura, ali mesmo no Ceav. Enquanto as provas de natação ocorriam na piscina do colégio, os jogos de xadrez ocorriam no ginásio. Começava a luta pelos 39 troféus de campeão, numa competição que reunia mais de 2 mil alunos, em dez modalidades esportivas, divididas em duas faixas etárias, de 12 a 14 anos (categoria A), e de 15 a 17 anos (Categoria B), no masculino e feminino.
As primeiras conquistas coletivas foram registradas na natação, com a premiação de quatro campeões. O Ceav levantou três canecos, com os troféus de 1º lugar nas categorias A e B feminino e B masculino, marcando 30 pontos na classificação geral, enquanto o Jean Piaget venceu na categoria A masculino e o 2º lugar na categoria B feminino e somou 18 pontos. O Colégio Estadual Pereira Carneiro vem mais atrás somando 14 pontos, com o 2º lugar na categoria A femininoe o 3º na A masculino.
Empatados com oito pontos vêm as escolas Osvaldo Afonso, que ficou com o 2º lugar no A masculino, e o Ceim, que ficou com o 2º lugar na categoria B masculino. Emparelhados com seis pontos estão os colégios Ciep 302, Educar e Honório Lima, respectivamente com os terceiros lugares nas categorias B feminino, A feminino e B masculino. Entre os nadadores que se destacaram estão as vitórias de Udmila Oliveira, Ceav, nos 50m costas e peito; Pedro Rickson, Osvaldo Afonso, nos 50m crawl e borboleta; Tayrine Ramos, Jean Piaget, 50m peito e borboleta; Loran Rodrigues, Honório Lima, 50m borboleta e medley; e o revezamento 4 x 50m dos atletas Matheus Costa, Diogo Gioseffi, Lucas Martins e Breno Conceição, Ceav, com o tempo de 2 minutos, 6 segundos e 53 centésimos.
Nesta terça, 16, prossegue o Jear 2011. Às 8:30h, na Praia do Anil, acontece o Torneio de Vôlei de Areia Masculino, e no mesmo horário, ocorrerá a disputa do basquete masculino e feminino, na categoria A – faixa etária de 12 a 14 anos - no ginásio do Colégio Naval, que já apontará os primeiros campeões, e na parte da tarde, no ginásio Morada do Bracuhy, a bola rola para os jogos do handebol feminino, na categoria B – faixa etária de 15 a 17 anos - a partir das 13h. A tabela completa dos Jogos Estudantis de Angra você encontra no portal da Prefeitura de Angra www.angra.rj.gov.br.
Abertos os Jogos Estudantis em Angra
Prefeito Tuca Jordão passa para as mãos da aluna Amanda Viana, da E.M. Amélia Lage, a tocha do Jear