Escola integral na Glória II foi inaugurada

O quarto Centro de Educação de Horário Integral do município foi inaugurado no Morro da Glória II

Quarta-Feira, 17/08/2011 | .


A inauguração do quarto Centro de Educação de Horário Integral (Cehi) do município, na quarta-feira, 17, foi um momento de muita alegria para os alunos da E.M. João Carolino dos Remédios, no Morro da Glória II, que viram sua escola ser transformada em uma escola de horário integral, atendendo a 96 alunos, com uma carga horária sete horas por dia.

O prefeito Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama Alessandra Jordão, se emocionou diversas vezes na cerimônia, que contou com a presença de secretários municipais e vereadores.

Os alunos da escola apresentaram no início da cerimônia, que foi marcada por discursos em tom de superação, uma paródia da música “Meteoro da Paixão”, com um letra sobre a escola.

– Invisto na educação porque acredito que posso dar dignidade a essas crianças e sei que no futuro elas poderão fazer uma faculdade em nossa cidade, como muitos que já estudam no Cederj e futuramente na Estácio de Sá, que está se instalando aqui e oferecerá descontos aos alunos que vêm da rede municipal de ensino – contou o prefeito Tuca Jordão, que lembrou de promessas importantes como do programa Um Computador por Aluno (UCA), que presenteará os alunos das escolas D. Pedro I, Santos Dumont, Manoel Ramos e os quatro Cehis, com um laptop. Ele também falou sobre o projeto Aluno Cidadão, que uniformizará todos os alunos da rede. Ele explicou que o processo licitatório esta em andamento, e falou do Passageiro Cidadão, que   é o maior projeto de inclusão social da história do município e está contemplando mais de 60 mil pessoas com a passagem a R$ 1,00.

O vereador Jorge Eduardo estava presente e enfatizou o envolvimento do prefeito com a educação pública.

– Eu nunca vi tanta realização e tanto investimento. São 16 revitalizações e quatro escolas sendo construídas. Parabéns, prefeito, pela escolha em priorizar a educação – falou o vereador, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Mauro José Campos, fez os seus agradecimentos e falou sobre a ausência da diretora da escola, Mônica Sales Gonçalves, que está no Rio de Janeiro cuidando do marido, que se encontra hospitalizado. – Mesmo não podendo estar presente ele pediu para que a inauguração acontecesse, porque a comunidade merece esse presente – contou Mauro, que convidou ao pastor Anderson, um funcionário da escola, para fazer uma oração de agradecimento a Deus.  Ele também enfatizou o compromisso da Secretaria de Educação de mudar a história da escola do bairro, que seria fechada pela baixa quantidade de alunos.

Mesmo com muitos discursos programados, o protocolo foi quebrado com uma singela homenagem da menina Maria Eduarda, filha de Mauro, que compôs uma música para o prefeito Tuca (“Você foi separado para ser prefeito e cuidar de mim...”) e o fez chorar, emocionando a todos com sua sinceridade e respeito pela figura da autoridade principal do município.

A secretária de Educação, Luciane Rabha, parabenizou o coral de alunos da escola, que segundo ela, é o mais afinado de todos, e entoou divinamente o Hinos Nacional e o de Angra dos Reis. Ela também explicou sobre a quantidade de alunos da escola, que havia diminuído bastante, o que levaria ao fechamento da unidade escolar.

– A escola estava para ser fechada porque estávamos com poucos alunos matriculados, mas sabemos que o maior desafio da educação é manter a criança na escola, e por essa razão começamos a pesquisar sobre a evasão escolar. Chegamos à conclusão de que algumas mudanças deveriam ser feitas para que as crianças tivessem prazer em estar na escola, que é a extensão de sua casa e o porto seguro delas – explicou a secretária, que ainda falou que cerca de 30% do orçamento do município são investidos na educação. – São 5 mil crianças que tem oficinas no contraturno, e têm uma carga horária de sete horas – contou ela.

O vereador Ricardo Dutra parabenizou a secretária pelo excelente trabalho à frente da pasta,  e o prefeito, que prioriza a educação e o ser humano, através de seus projetos, assim como o presidente da Câmara, José Antônio Gomes, que em sua fala inflamada disse que o prefeito Tuca é competente e tem compromisso com o município.

A placa foi descerrada pelo prefeito e autoridades presentes ao som do “Tema da Vitória”, e a comunidade aplaudiu a realização do sonho em ter a primeira escola integral em um morro.

Os secretários de Governo, Carlos Alexandre Sores; de Obras, Elenize Cambeiro; de Esportes e Lazer, Luiz Bambu; o presidente da Cultuar, Paulo Mattos; de Ação Social, Jane Veiga, o ex-deputado estadual Aurélio Marques; e a a presidente do Conselho Municipal de Educação, Eliane Cavalieri, estavam presentes à solenidade.

Cehi João Carolino dos Remédios

A unidade atende atualmente a 96 crianças, de sete a 12 anos, em cinco salas de aula, distribuídas em cinco turmas, do primeiro ao quinto ano de escolaridade, oferecendo aulas relativas ao ano de escolaridade e oficinas pedagógicas do Programa Mais Educação e do Projeto dos Centros de Educação de Horário Integral.

Serão oferecidas oficinas de dança, ginástica rítmica, tae kwon do, matemática, letramento, canto coral, brinquedoteca, oficina de ideias, estudo dirigido, meio ambiente e artes.

– A concepção de educação integral que estamos construindo em nosso município propõe uma prática articulada e significativa, fator de mudanças no modo de agir das crianças frente à percepção do mundo, das relações e do seu papel transformador como ser humano – falou a secretária Luciane Rabha.

Secretarias relacionadas: