Qualificação para o mercado offshore

Prefeitura e Technip anunciam programa de capacitação da mão de obra local. Inscrições abertas

Sexta-Feira, 19/08/2011 | .

O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, recebeu na quarta-feira, dia 17, representantes da empresa Technip e jornalistas no Salão Nobre da prefeitura. Em entrevista coletiva, prefeito, secretários municipais e representantes da empresa falaram sobre o programa Crescendo Juntos da Technip, de capacitação da mão de obra local para os projetos de exploração do pré-sal que envolvem Angra dos Reis.


 O lançamento do programa é fruto das negociações entre a prefeitura e a empresa para que a mão de obra local seja priorizada em meio à grande gama de oportunidades profissionais que estão surgindo e atende à solicitação do prefeito Tuca Jordão nesse sentido. A previsão é de que a expansão do porto e a fábrica da Technip gerem cerca de 2.500 empregos diretos já entre 2013 e 2015, sem contar os empregos indiretos que virão a reboque.  


 – Não estamos medindo esforços para que a expansão do porto de Angra se consolide e ele seja um orgulho para todos nós, um grande gerador de emprego e renda – afirmou o prefeito.


 A Technip é arrendatária do porto de Angra desde 2009, líder mundial em engenharia, tecnologias e gerenciamento de projetos para a indústria de óleo e gás, e responsável pelo projeto de expansão do porto.


 O programa está oferecendo cursos preparatórios gratuitos, voltados para as atividades e necessidade de mão de obra da empresa. A expectativa é de que grande parte dos profissionais qualificados através do programa seja aproveitada pela Technip.


 – O mercado é muito promissor, e mesmo aqueles que não venham a ser aproveitados pela empresa, com a qualificação, irão encontrar muitas oportunidades na área – explicou Nelson Prochet, diretor de Recursos Humanos e Comunicação da Technip. 
 
 Prochet ratificou o compromisso da empresa com o benefício econômico e o desenvolvimento locais: – Queremos um crescimento que beneficie a população local. A ideia é que as riquezas geradas aqui tragam o desenvolvimento para a população – afirmou.  


 O prefeito Tuca e o secretário de Atividades Econômicas, Jorge Irineu da Costa, falaram sobre a fase de crescimento pela qual o Brasil está passando e sobre a importância da qualificação profissional – principalmente em função do pré-sal –, para que esse bom momento seja aproveitado pelos trabalhadores brasileiros.   


 – É assim que se começa o desenvolvimento econômico de um município, com a mão de obra qualificada – afirmou o secretário.


 A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio, o vice-presidente do Sindicato dos Arrumadores de Angra, Felipe Nogueira, e o presidente do Sindicato dos Estivadores de Angra, Aurélio Moura, participaram da coletiva. 



PROGRAMA


 Nelson Prochet, explicou as ações de curto, médio e longo prazo do programa, que prevê, inicialmente, a sensibilização de alunos de cursos técnicos do Cefet e de profissionais já formados em mecânica, eletrônica, mecatrônica e eletricidade para a profissão de Piloto de ROV (espécie de rôbo submarino operado por controle remoto).


 Como parte da primeira fase do programa, será feita uma rodada de palestras gratuitas sobre o exercício da profissão de piloto de remotely operated vehicles (ROV) e sobre o trabalho offshore. As palestras serão realizadas na próxima quinta-feira, dia 25, no Cederj, Senai e Cefet. Elas serão voltadas para técnicos em elétrica, eletrônica ou mecânica e alunos de cursos técnicos no município, com o objetivo de sensibilizá-los a respeito das futuras oportunidades de contratação pela Technip ou por outras da mesma área. Serão oferecidas 200 vagas para as palestras.


 Os ROVs – remotely operated vehicles – são robôs subaquáticos com sensores e câmeras de vídeo que navegam pelo fundo do mar por controle remoto. A profissão de piloto de ROV é promissora nas regiões do Brasil em que há exploração de petróleo em águas profundas, como na camada do pré-sal. Nas palestras, serão abordadas ainda informações relativas à rotina do trabalho embarcado e perspectivas de futuro da profissão.


 A empresa, através do programa, prevê ainda para 2011 a capacitação de profissionais como soldadores, mecânicos e eletricistas. A formação de três turmas, com cerca de 30 alunos cada, ocorrerá em parceria com o Senai.


Para 2012, estão previstos cursos preparatórios para piloto de ROV destinados a estudantes do Cefet, curso de capacitação em oficial de produção, em parceria com o SENAI, e a realização de um programa de informação profissional para alunos do 9º ano da rede pública de ensino. O objetivo é apresentar as oportunidades profissionais que os mercados onshore e offshore oferecem.


 As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br), no link do programa Crescendo Juntos da Technip. Quem não tiver acesso à internet pode efetuar sua inscrição nos polos do Projeto Teclar. 



LOCAIS e HORÁRIOS DAS PALESTRAS DO DIA 25


Senai de Angra dos Reis - Rua Alagoas, S/N, Parque Residencial Village - Jacuecanga, Angra dos Reis
Horário: das 19h às 21h30


Cederj de Angra dos Reis - Avenida dos Trabalhadores, 179, Jacuecanga, Angra dos Reis
Horário: das 9h às 12h



Cefet Angra - Rua do Areal, 522, Parque Mambucaba, Angra dos Reis (as palestras no Cefet serão voltadas somente para os alunos da instituição).



ENDEREÇOS DOS POLOS TECLAR PARA INSCRIÇÕES


Centro
Praça Guarda Marinha Greennhalgh – S/Nº – São Bento
Horário: 8h às 22h
Telefone: 3377-8449


Nova Angra
Av. Itaguaí, 440
Horário: 8h às 22h
Telefone: 3368-4309


Parque Mambucaba
Av. Francisco Magalhães de Castro, 430, fundos
Horário: 8h às 22h
Telefone: 3362-6709


Jacuecanga
Av. Conde Maurício de Nassau S/Nº
Horário: 8h às 22h
Telefone: 3366-6718


Monte Castelo
Centro de Inteligência Mary Duddy
Horário: 8h as 16h
Telefone: 3368-4041

Secretarias relacionadas: