Alunos da Escola Municipal Professor Francisco Diniz, no sertão do Bracuí, assistiram na manhã desta sexta-feira, dia 19, a uma sessão de cinema na própria escola. A sessão fez parte do projeto Cinema BR em Movimento, da Petrobras, que nesta semana passou pelas escolas angrenses. Essa foi a segunda edição do projeto no município. Cerca de 70 crianças assistiram ao filme “Eu e meu guarda-chuva”, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2011, na categoria Melhor Filme Infantil. A Prefeitura de Angra firmou uma parceria com a Petrobras para trazer o projeto para o município.
– As crianças estavam bastante ansiosas e animadas. Algumas chegaram a perguntar se a sessão ia ser em 3D – disse a diretora da escola do Bracuí, Elizeth Pereira Barbosa, sobre a expectativa dos alunos antes da sessão. Já durante a sessão, as crianças foram só alegria. O filme foi acompanhado de pipoca e suco.
O Cinema BR em Movimento tem como objetivo levar cultura e entretenimento para comunidades afastadas dos centros urbanos. Desde 2006 o projeto começou a ser voltado para as escolas da rede pública de ensino. Na edição deste ano, as escolas angrenses contempladas foram a General Silvestre Travassos (Araçatiba, na Ilha Grande), Tereza Pinheiro de Almeida e Santos Dumont (ambas na Japuíba), Professora Amélia Araújo Lage (Garatucaia), e a Professor Francisco Diniz.
Pela primeira vez o projeto chegou à Ilha Grande. As sessões na General Silvestre Travassos contaram também com alunos de outras escolas da ilha, como a Ayrton Senna, Sítio Forte e Thomaz Henrique. Em Garatucaia, os alunos da Amélia Lage assistiram ao filme em um anexo do Garatucaia Praia Clube.
– É muito gratificante trabalhar com as crianças. Elas tiveram um comportamento exemplar, se divertiram muito e ficaram com a atenção fixa na tela. Até porque os filmes são bons e prendem a atenção mesmo – descreveu Verônica Alves da Mota, do setor de Engenharia/QSMS da Petrobras. De acordo com ela, mais de 260 crianças participaram em Garatucaia, contando as sessões da manhã e da tarde.
A sessão na escola do Bracuí encerrou a edição do Cinema BR em Movimento em Angra, mas, de acordo com os organizadores, o projeto deve voltar ao município ainda neste ano. A escola inicialmente não estava incluída dentre as contempladas.
– Conversamos com a Petrobras e pedimos que a Francisco Diniz fosse incluída, pois é uma escola localizada no sertão, bem afastada, e para nós é muito importante trazermos cultura para essas crianças - explicou Deiva Reis, gerente do Núcleo Educacional de Programas e Projetos da Secretaria de Educação.