A união faz a força é um ditado antigo mas certeiro. Que o diga os conscientes parceiros que estão oferecendo oportunidades para crianças, jovens e adultos da Vila do Abraão (Ilha Grande), aprender, praticar e se divertir com oficinas e projetos de capoeira, teatro, ciranda, literatura, biblioteca, artesanato sustentável e cinema, ministradas pelo Ponto de Cultura Arena Cultural.
As atividades gratuitas estão acontecendo de segunda a sexta-feira, na Casa de Cultura do Abraão, desde janeiro e são voltadas aos moradores da vila e praias próximas. A casa, que é um espaço comunitário e da Fundação Cultural (Cultuar), é mantida pela Subprefeitura da Ilha Grande e foi reformada recentemente pela Prefeitura de Angra.
O proponente do Ponto de Cultura foi a Liga Cultural Afro-Brasileira, que na ocasião da proposição reuniu no projeto todas as atividades culturais presentes no Abraão. O Arena Cultural é coordenado pelo professor de capoeira, Adriano da Guia. Ele explica que o ponto de cultura foi assinado em maio e terá a vigência de três anos. Recebe recursos da Secretaria Estadual de Cultura e conta com importantes apoios, que estão sendo fundamentais para o deslanchar das oficinas e demais projetos.
_Temos a parceria da prefeitura e os apoios da Cultuar, Secretaria Estadual de Cultura, Ponto de Cultura, projetos Cultura Mais e Cultura Viva, Subprefeitura da Ilha Grande, Ministério da Cultura, Comitê de Apoio da Baía da Ilha Grande (Codig), e professores, que ainda são voluntários.- explica Adriano.
Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura do Abraão, na Rua Beira Mar, S/N, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Arena Cultural faz e acontece na Ilha Grande
Arena Cultural oferece diversas atividades culturais, na Casa de Cultura do Abraão