Angra no congresso de bares e restaurantes

Município busca projetos para qualificar a mão de obra e atrair investidores

Terça-Feira, 23/08/2011 | .

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizou em Brasília, entre os dias 16 e 18 deste mês, seu 23º Congresso Nacional. A Prefeitura de Angra foi representada pelo subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços José Augusto Araújo. O tema do evento foi “Vencendo com Inovação”. O encontro serviu para os empreendedores realizarem discussões para o aperfeiçoamento profissional do setor de alimentação fora do lar, reciclarem seus conhecimentos, fortalecerem redes de relacionamento, aprimorarem suas atividades empresariais e ampliarem sua visão estratégica do mercado.


 A Abrasel, em parceria com a prefeitura e com a TurisAngra, tem colaborado para o fortalecimento do setor no município. Um exemplo foi o projeto Caminhos do Sabor, do qual 50 estabelecimentos de Angra dos Reis participaram. O evento foi uma oportunidade para a prefeitura e a Abrasel estreitarem relações em busca de novas parcerias. De acordo com o subsecretário, os objetivos principais são atrair novos investidores e qualificar os empreendedores que o município já tem.


– A Abrasel reúne alguns dos maiores investidores do ramo de bares e restaurantes do país, e Angra tem um nome que é conhecido mundialmente. Queremos mostrar que vale a pena investir no município e que aqui há apoio do setor público – explicou José Augusto, que destacou ainda a boa participação da Abrasel na Costa Verde Negócio.


 Além da busca por empreendimentos para Angra, a Secretaria de Atividades Econômicas também está buscando, junto à Abrasel, estabelecer novas parcerias para a qualificação dos profissionais do setor no município.


– Queremos a melhoria dos nossos serviços. Para isso, é importante qualificar a mão de obra, o que inclui o dono do restaurante, o cozinheiro, a pessoa responsável pela limpeza etc – disse o subsecretário.


O setor agrega cerca de um milhão de empresas e gera seis milhões de empregos diretos em todo o país, com grande potencial para a absorção de profissionais em busca do primeiro emprego, de mão-de-obra não especializada e para o desenvolvimento de novas carreiras. Segundo José Augusto, o hábito da alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos. E o setor parece apresentar boas perspectivas de crescimento. 


– Estamos aproveitando a posição de destaque que Angra dos Reis ocupa no país que irá sediar importantes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos – destacou.


O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou que há muito a se empreender no país e que qualificar é o grande desafio do setor de alimentação fora do lar.


– Empreender no Brasil esta cada vez melhor, mas temos muito que evoluir. É preciso avançar e diminuir a informalidade em nosso país – afirmou o presidente da associação.


O encontro contou com palestras de chefs nacionais e internacionais, além de workshops, fóruns, cursos e debates. Os participantes contaram ainda com espaços para orientação aos empreendedores e realização de encontros de negócios. O congresso também serviu para que fosse assinado um convênio de cooperação entre a Itália e o Brasil, pelo presidente executivo da Abrasel e o embaixador da Itália, Gerard La Francesca.


A solenidade comemorou também a formatura dos 15 mil profissionais já qualificados pelo projeto Bem Receber Copa. Empresários de diversos restaurantes de todo o Brasil receberam do ex-jogador Cafu, um dos convidados do evento, os certificados de conclusão da primeira etapa do projeto. O congresso contou também com a participação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, representantes da Fecomércio, do Sebrae e do setor público em geral. Cerca de 1.200 pessoas participaram.

Secretarias relacionadas: