TurisAngra em reunião sobre Barcas S.A

Secretário de Estado Júlio Lopes convoca Barcas S/A e município para falar sobre os problemas existentes

Quarta-Feira, 24/08/2011 | .

Na segunda-feira (22) realizou-se na sede da Secretaria Estadual de Transportes, no Rio, reunião para tratar dos problemas e dificuldades enfrentadas pelo município relativos aos serviços prestados pela Concessionária Barcas S/A.
O secretário de Transportes Júlio Lopes e sua equipe destacaram a necessidade de implantação de mudanças no serviço em função da crescente demanda na região.
 Foram discutidas formas de tornar o serviço, atualmente deficitário, em algo rentável para a concessionária, com o objetivo de melhorar e ampliar horários e condições das embarcações.
Alguns pontos, que há anos são apontados como críticos pela comunidade local, foram novamente destacados pelo presidente da TurisAngra, Daniel Santiago, tais como: a necessidade de alteração e ampliação dos horários a fim de beneficiar o ilhéu, melhoria nas condições das embarcações e dos pontos de atracação, tarifas diferenciadas para os moradores da Ilha e novas linhas para outras praias da Ilha Grande.
“Os problemas a muitos anos são os mesmos e temos que aproveitar a boa relação com a concessionária e principalmente com o governo estadual, que prontamente agendou essa reunião visando iniciarmos a discussão do tema,  para que, em definitivo, possamos encontrar as soluções”, enfatizou o presidente da TurisAngra.
Durante a reunião, o representante da Barcas S/A manifestou-se favoravelmente à realização de estudos que possam demonstrar a viabilidade da implantação de uma tarifa diferenciada para os turistas, objetivando viabilizar a operação de mais uma embarcação, sem que com isso afete a tarifa dos moradores da Ilha.   
“A linha de Mangaratiba – Ilha Grande – Angra sempre foi deficitária, e Barcas reconhece que pouco fez de efetivo para reverter esse quadro, os problemas são muitos, porém, diante da possibilidade de ações em conjunto com o Município e o Estado, estamos confiantes nas suas soluções”, destacou Hugo Quiroga, diretor da Barcas S/A.
 
O secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, destacou que o cais de atracação do Abraão será objeto de reforma durante as obras do Prodetur e que é favorável à municipalização do cais, após essas intervenções. Além disso, destacou a necessidade de realização, por parte do estado, de novas concessões para outros pontos da Ilha e a operação com embarcações menores e mais velozes, a fim de propiciar novos horários.
“Temos que encarar o problema de frente, o fomento da atividade portuária na região de Angra dos Reis trará significativos impactos inclusive com relação a operação das Barcas e temos que estar preparados para isso. Se for preciso o Estado investirá recursos na solução dos problemas”, disse o secretário Júlio Lopes.
Ficou decidido que no próximo mês será realizada uma visita pela Secretaria de Transportes do Estado a Angra dos Reis, e novas reuniões serão realizadas a partir da apresentação de uma proposta por Barcas S/A. 

Secretarias relacionadas: