Neste dia 25 de agosto de 2011, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis completa 26 anos e o presente são as obras que estão sendo feitas pela Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar). Sendo a primeira casa de cultura inaugurada no Estado do Rio de Janeiro, o local passa por reformas para ser reaberto com conforto e segurança para as exposições e oficinas. Estão sendo realizados reparos de uma forma geral, como na rede elétrica e nas janelas, além de pintura interior.
O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, ressalta que a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis não é apenas um prédio, pois representa uma luta pelo patrimônio de Angra e que o presente nesta data são as obras que estão sendo realizadas.
- Quem conhece e, principalmente, quem viveu a história da luta pela Casa de Cultura sabe o significado que ela tem. Quando assumi a Cultuar, o espaço estava fechado e necessitava de obras de manutenção. Estamos fazendo isso, sendo essa obra o maior presente que o espaço poderia ter hoje. Para o ano que vem, com a casa totalmente reformada, vamos fazer uma grande festa -, adiantou Paulo Mattos.
A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi um sonho acalentado pelos jovens da década de 1970 e início de 80 que se tornou realidade no dia 25 de agosto de 1985, com a fundação da primeira casa de cultura do Estado do Rio de Janeiro. Num prédio secular (1824), na Rua do Comércio, Centro de Angra dos Reis. A criação da Casa de Cultura de Angra só foi possível a partir da luta de artistas locais, com o apoio do então prefeito de Angra dos Reis, João Luiz Gibrail Rocha.
Casa de Cultura completa 26 anos
O espaço recebe obras de manutenção como presente de aniversário