Aconteceu na última quarta-feira, 24 de agosto, a prestação de contas do Conselho Tutelar de Angra dos Reis relativa à gestão do ano de 2010. O evento foi organizado às 18h, no Centro de Estudos Ambientais (Cea), e teve como objetivo dar transparência às ações do conselho, apresentando à sociedade as ações realizadas durante o período.
O evento contou com a presença dos cinco conselheiros municipais titulares – Jan Carlos de Almeida, Mirian Martins P. Carvalho, Carla Gilvana M. do Nascimento, Maria do Parto de Barros Vitor e Waltair do Nascimento. Convidados a formar uma mesa central, também participaram da prestação de contas a secretária de Ação Social, Jane Veiga, representando o prefeito Tuca Jordão; a juíza da Vara da Infância, Drª Renata de Oliveira Soares; o promotor da Vara de Infância, Dr. Bruno Lavoratto, e o delegado da 166ª DP, Francisco Benitez Lopes.
Cada conselheiro titular falou sobre determinado tópico no evento. Carla Gilvana mostrou, através de fotos, como funciona a estrutura do conselho, que completou um ano de gestão no dia 11 de agosto de 2011. “O Conselho Tutelar de Angra dos Reis tem um suporte muito satisfatório em nível de estrutura física e equipamentos. A Secretaria de Ação Social sempre nos ajuda no que é necessário”, contou a conselheira.
Jan Carlos divulgou aos presentes números relativos às estatísticas dos atendimentos. De agosto de 2010 a agosto de 2011 foram atendidas 4.562 pessoas, com a atuação do conselho verificada em 80 localidades – a média diária de atendimentos é de 15.
Outra conselheira a falar foi Maria do Parto, que forneceu dados quanto à participação do conselho em fóruns e outros eventos – fóruns regionais, conselhos municipais, fóruns estaduais, fórum nacional e em capacitações diversas.
Mirian Martins dedicou seu tempo para detalhar ao público presente o tipo de palestra que o conselho realiza. “Organizamos palestras informativas em escolas, associações e nas comunidades em geral”, declarou a conselheira.
O coordenador do conselho, conselheiro Waltair do Nascimento, foi o último a discursar. Falou do papel do conselho na organização da regional do Médio Paraíba e da Baía da Ilha Grande, além de citar a articulação do órgão com outros municípios.
Ao final do evento, os participantes da mesa central falaram ao público sobre a importância do conselho tutelar e dos problemas ligados à infância e à adolescência na cidade.
A secretária de Ação Social Jane Veiga resumiu o sentimento quanto à participação da prestação de contas. ”É uma alegria estarmos aqui. Acompanho o dia a dia do conselho e posso dizer que o prefeito Tuca Jordão apoia todas as ações da minha secretaria que envolvem o conselho tutelar. Faremos o possível e o impossível para sempre ajudar o órgão”.