O mês de agosto, para a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), foi marcado por atividades de aperfeiçoamento profissional. Fórum do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen); atualização na área de alimentação e nutrição; e uma capacitação promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) foram as atividades que envolveram agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, médicos e demais interessados em saúde.
A palestra “Implicações do Novo Código de Ética Médica”, realizada no dia 11 no auditório da Unimed em Angra, contou com a participação do assessor especial da presidência do Cremerj, Luís Fernando Soares Moraes. Depois da apresentação, o coordenador da Seccional Angra dos Reis do Conselho, Ywalter Gusmão Júnior, participou de um debate com o diretor de Sede do Cremerj, Nelson Nahon. O evento foi aberto também a acadêmicos de medicina, que junto com demais assistentes, totalizou 28 profissionais das rede pública e privada de Angra. A presidente da Fusar, Maricelma Datore, participou da palestra.
Os funcionários da área de saúde da cidade também contaram com curso de atualização na área de alimentação e nutrição. Segundo a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Fusar, Andréa Martins, o aperfeiçoamento foi dirigido para agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e enfermeiros. “Com a útlima turma que concluiu o curso no dia 30, foram 77 profissionais que aumentaram suas qualificações”, disse ela. O curso, de cinco horas-aula, começou com uma turma no dia 7 e continuou com outros grupos, nos dias 10, 12, 16, 17, 23, 26 e 30 de agosto.
Terminando o mês, no dia 30, o Comen promoveu o Fórum de Uso de Álcool e outras Drogas com o tema do controle social como agente de contribuição para uma política pública. O campo de estudo e debates foi a saúde mental. O evento, feito no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Angra, contou com a palestra do assessor da secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Leonardo Costa. O psicólogo apresentou o assunto e depois organizou os debates com os seguintes tópicos: controle social na política sobre drogas; importância do controle social na política sobre drogas; e a integração dos trabalhos com a política sobre drogas.