O prefeito Tuca Jordão e o secretário municipal de Governo, Carlos Alexandre Soares, participaram de uma sessão solene da Câmara Municipal de Angra dos Reis alusiva ao Dia da Independência. A cerimônia foi realizada na noite de terça-feira, dia 6, no Espaço Serenar. O objetivo da solenidade foi comemorar e exaltar os valores conquistados com a independência da nação, como a liberdade e a soberania. Os vereadores condecoraram dez personalidades com a medalha Lopez Trovão, a mais importante honraria concedida pela Câmara Municipal, por seus papéis de relevância e destaque na sociedade angrense.
Tuca falou brevemente sobre o processo histórico e político que resultou na independência do Brasil e sobre a importância da comemoração: – Nesta cerimônia nós retratamos 189 anos de independência e democracia, construídas muitas vezes a duras penas – ressaltou.
O prefeito falou ainda sobre liberdade de expressão e de imprensa: – Alguns partidos políticos tentam cercear a imprensa. Não podemos calar os meios de comunicação. Como é bom viver em um país livre e dizer o que se pensa, com responsabilidade. Cada um de nós tem a obrigação de lutar por um país livre – disse o prefeito.
Carlos Alexandre Soares foi o palestrante da noite. Ele saudou seus pais, familiares, amigos e a Câmara Municipal, “pela importante parceria que ela tem feito com o Executivo.” O secretário de Governo também falou sobre o processo de independência do país, destacando que a ousadia de D. Pedro I deve servir de exemplo para gestores públicos em diversos aspectos. Carlos Alexandre enalteceu a comemoração, dizendo que “a Independência do Brasil é de longe a data mais importante para a nação”.
O secretário falou ainda sobre o empenho da prefeitura no trabalho de reconstrução do município após as tragédias do início de 2010, além de outras obras, ações e projetos do governo municipal que vem beneficiando Angra dos Reis, como a construção do Hospital da Japuíba e a implantação dos centros de educação em horário integral. De acordo com o secretário, o Passageiro Cidadão, que reduziu o preço da passagem para R$ 1,00, é atualmente o maior programa de transferência de renda do governo municipal.
– Cada R$ 1,40 que deixa de ser pago pelo cidadão na passagem torna-se mais comida, mais lazer e mais bem-estar para ele e sua família – afirmou Carlos Alexandre.
Dentre os agraciados com a medalha Lopez Trovão estava Romeu Pereira de Oliveira, pai de Carlos Alexandre. A comenda lhe foi concedida em razão de seus 38 anos de dedicação à indústria naval, tão importante para a economia de Angra. Outro agraciado, representante do Poder Executivo, foi o subsecretário municipal de Indústria, Comércio e Serviço, José Augusto de Araújo. Outros nomes da prefeitura também receberam a medalha, como o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal Tarcísio de Souza Reis, atual diretor de Regulação da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar).
A banda do Colégio Naval executou os hinos Nacional, de Angra dos Reis e da Independência. Alunos da instituição de ensino conduziram as bandeiras do Brasil, de Angra e do Rio de Janeiro. Além dos vereadores, a sessão contou com diversas autoridades do governo municipal e de instituições militares, como da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Colégio Naval.
O presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio, destacou que a data é uma oportunidade para refletirmos sobre qual o Brasil que nós queremos e o que estamos fazendo para construí-lo.
– Que todos dediquem seu tempo à construção de uma nação verdadeiramente independente – pediu o vereador, encerrando a cerimônia.