Vai começar a temporada de concertos em Angra

Na sexta-feira tem Coral Infanto-juvenil na igreja Matriz

Segunda-Feira, 12/09/2011 | .

 

Assim como as grandes violadas, Angra também tem como tradição apresentar, para a população e turistas, excelentes concertos com grupos musicais locais e de outros municípios, nas igrejas e ambientes internos acusticamente apropriados, como as igrejas da Matriz, a da Lapa e os conventos do Carmo e São Bernardino de Sena e o Centro Cultural Theophilo Massad. Exemplo disso é o projeto Música nas Igrejas com o Coral da Cidade e a Semana Gerard Galloway, que traz grupos de todo o Brasil para se apresentar na cidade.


Para movimentar ainda mais este setor musical, a prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar), caprichou e criou uma programação especial de concertos que acontecerá bimestralmente. O primeiro concerto será na sexta-feira, 16 de setembro, às 20h30, na igreja Matriz, com o Coral Infanto-juvenil e os músicos da Oficina de Música Latino-americana, regidos por Moacir Saraiva, apresentando música popular brasileira. O Coral Infanto-juvenil é integrado por crianças a partir de 8 anos e jovens até 14 anos e vai fazer 20 anos em 2012. A Cultuar comunica que as inscrições para o coral encontram-se abertas , na Casa Larangeira, ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, no horário dos ensaios, às quintas e sextas-feiras, a partir das 19h, gratuitamente.


Corais, trios, quartetos de cordas, quintetos de sopro, conjuntos de música antiga, cameratas, entre outros grupos farão parte da temporada, que tem como objetivos principais estimular: a criação de projetos sociais de formação musical; difundir história através da música dos períodos do renascimento, barroco, e do Brasil colonial, com apresentações de conjuntos que utilizam instrumentos e trajes de época; projetos de formação musical realizados no município por outras secretarias ou privados; o resgate da cultura musical ibérica (modinha, villancicos, canções de trovadores galego-portugueses), como importante formador da cultura brasileira; fomentar o turismo cultural ; a apresentação na cidade de conjuntos acústicos e projetos de formação musical de outros municípios que possam servir como referencial àqueles que estudam música nos atuais projetos oferecidos pela Cultuar, como Coral da Cidade, Coral Infanto-juvenil, flauta, violoncelo, entre outros.


Durante o projeto, o público irá apreciar excelentes apresentações de grupos de fora do município e locais como o do Coral da Cidade e infanto-juvenil; dos grupos que fazem a Oficina de Música Latino- americana e os cursos de flauta doce, violino e canto, da Cultuar; Oficina de Violões do Belém; Coral Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Conjunto de Flauta Doce do Belém, Quinteto de Cordas da Osar e Grupo Amistad. 



Secretarias relacionadas: