Um telão inflável inflável de 8 x 6 metros, com projetor de alta tecnologia, é a mais nova e importante aquisição da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar). Ele foi comprado para levar gratuitamente o cinema, com filmes de extrema qualidade, para todas as comunidades de Angra (continente, morros e ilhas), principalmente as mais distantes do Centro da cidade, realizando um dos sonhos de crianças, jovens, adultos e idosos que nunca tiveram condições nem facilidades para ir ao cinema e assistir a um bom filme. O Cine Cultuar percorrerá os bairros quinzenalmente, sempre às quintas-feiras.
A estreia do projeto será no bairro Cantagalo, na quinta-feira, dia 15, às 18h, na entrada da comunidade, com o filme infantil “Rio”, que agrada a públicos de todas as idades e tem como diretor o brasileiro Carlos Saldanha. Toda a comunidade está convidada para o grande evento, que marca positivamente um novo capítulo na história cultural de Angra.
Antes da exibição do filme, às 17h, a Cia. Kadoshi de Teatro, com o palhaço Cebola, realizará um momento de recreação para animar e entreter o público presente, despertar a atenção e convidar a comunidade para prestigiar a exibição.
Toda a comunidade do Cantagalo e comunidades próximas estão convidadas para a estreia do Cine Cultuar com o filme “Rio”, que é um desenho animado , de censura livre,que tem como principal estrela uma ararinha-azul macho chamada Blu, que nasceu no Rio de Janeiro, foi capturada na floresta e chegou até Minnesota, nos Estados Unidos. Lá, foi criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Linda e um ornitólogo chamado Túlio trazem Blu de volta ao Rio de Janeiro para acasalá-la com a única fêmea viva (Jade), que está no Brasil. Só que Jade é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, e sempre bate de frente com Blu. O casal de araras é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, e aí começam uma nova história, juntos, para se libertar.
_ Com o projeto Cine Cultuar, vamos promover, a cada quinze dias em diferentes bairros, exibições regulares gratuitas em espaços públicos abertos como praças, quadras, campos, ruas, praias etc., com o intuito de expandir e democratizar o acesso à produção cinematográfica para um grande número de pessoas, já que o Centro de Angra possui somente uma sala de cinema privada. Já adquirimos mais de 50 títulos de filmes com temas os mais variados possíveis, desde educativos a sucessos de público, e estamos providenciando a autorização necessária para exibi-los no município. O projeto vai agradar a todo mundo, porque vão poder assistir excelentes filmes de graça, em um cinema perto de casa, junto com amigos, familiares e vizinhos - afirma o presidente da Cultuar, Paulo Mattos.
Uma equipe da Cultuar, coordenada pelo motivador cultural Alexandre Elias, é que está responsável para montar o telão inflável e fazer todo o roteiro do Cine Cultuar pelos bairros de Angra, de setembro de 2011 a dezembro de 2012. Os filmes exibidos serão previamente definidos pela direção cultural da fundação. Os títulos possuirão classificação etária compatível com a proposta de um evento público aberto e voltado para a camada infanto-juvenil, especialmente da rede escolar pública, porém, toda a população, criança, jovens, adultos e idosos, dos bairros contemplados, e adjacências, poderão assistir aos filmes.
As exibições que forem realizadas em espaços abertos, sem cobertura, em caso de chuva estarão sujeitas a mudarem de local, dentro do mesmo bairro que ofereça cobertura, ou, ainda, poderá ser adiado para outra data, no caso de inexistência desse local. No Cantagalo, se chover, o Cine Cultuar será adiado e nova data será divulgada.
Cine Cultuar estreia na quinta-feira no Cantagalo
Filme Rio será exibido gratuitamente em um supertelão