Foi realizado na manhã de quinta-feira, 15, com a presença de mais de 300 pessoas – em sua maioria, crianças –, o lançamento da campanha de desarmamento infantil, uma ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Editora Abril visando a troca de armas de brinquedo por revistas educativas.
O evento foi organizado na Praça Marquês de Tamandaré, no Centro. Entre as autoridades presentes estavam a secretária de Educação, Luciane Rabha, e o representante da Editora Abril, Felipe Gomes.
A campanha terá 40 dias de duração. Quinze mil exemplares da revista “Recreio” foram disponibilizados ao município, para que sejam entregues a crianças de 6 a 12 anos em troca de armas de brinquedo. A operação poderá ser feita na Biblioteca Municipal Guilherme Briggs – Centro – ou nas escolas municipais da cidade, que servirão como postos de troca oficiais.
“O objetivo da campanha é que o aluno possa entregar a sua arma de brinquedo e trocar por revistas. Queremos trocar esse brinquedo, que não é nada saudável, pelo hábito da leitura”, informou a secretária de Educação Luciane Rabha.
O evento contou com apresentações musicais do Cemei Vilton Eurico, do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci e da Escola Municipal Professor José Américo Lomeu Bastos. A Secretaria de Esportes e Lazer e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também apoiaram o evento.
Ao final da campanha, as armas de brinquedo recolhidas serão destruídas através de um rolo compressor. Os destroços dos brinquedos serão transformados numa escultura que será criada junto com as crianças, a ser exposta na Secretaria de Educação.
Campanha de desarmamento infantil
Lançamento da ação aconteceu na Praça Marquês de Tamandaré