O Museu de Arte Sacra foi reaberto na noite de quinta-feira, dia 15. Angrenses e turistas podem visitar o local e conferir a exposição “Arte e Tradições nas Devoções Seculares de Angra dos Reis”. São imagens dos períodos barroco, rococó e neoclássico dos séculos XVII, XVIII e XIX, relatando as antigas devoções e festas do período colonial à República.
A solenidade de reabertura do museu e de lançamento da exposição contou com a presença de representantes da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), como o presidente Daniel Santiago, a diretora executiva Cristiane Brasil, e o gerente de Patrimônio Histórico Alonso de Oliveira, além do presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Érico da Fonseca, e da historiadora e escritora Ednéa de Marco Pascoal.
Quem quiser viajar pelo tempo e conhecer os períodos barroco, rococó e neoclássico não pode perder a exposição. Fazem parte do acervo imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário, Santíssima Trindade, Santana da Ilha Grande, São Bernardino de Sena, São Francisco de Assis, Santa Luzia, Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, Divino Espírito Santo, Corpus Christi, Santo Antônio, Semana Santa, Senhor do Bonfim e São Benedito, Nossa Senhora da Piedade, São José, Santa Rita, entre outras.
– São relíquias que possuem um valor histórico imensurável e é um dever da prefeitura zelar por esse patrimônio. É um privilégio termos neste espaço, que foi recentemente reformado, obras tão significativas. Todos que vierem aqui vão se encantar – afirmou o presidente da TurisAngra.
O presidente do Ateneu ressaltou a grandiosa contribuição que o acervo e o Museu de Arte Sacra prestam para o turismo cultural do município.
– Com este museu, Angra dos Reis tem muito a mostrar para angrenses e turistas – afirmou Érico da Fonseca, que defendeu a importância de se estimular as gerações futuras a apreciar a riqueza cultural e a beleza de exposições como a que está aberta. O presidente da TurisAngra afirmou que vai encaminhar um ofício à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia avisando sobre a exposição e convidando as crianças da rede pública municipal a visitá-la.
O Museu de Arte Sacra foi criado no ano de 1992, através de convênio entre a prefeitura e a Mitra Diocesana de Itaguaí, e funciona na igreja da Lapa e Boa Morte. Em função do convênio, o museu tem duas exposições anuais e, no restante do ano, vira novamente a igreja da Lapa e Boa Morte, com todos os seus compromissos religiosos.
O Museu reúne um dos mais ricos e representativos acervos de arte sacra do Estado do Rio de Janeiro. E para esta exposição, após a festa de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte (dias 11 a 15 de agosto), a TurisAngra realizou, com a aprovação do Iphan, a manutenção do referido templo, caiação, pinturas da janelas e portas, manutenção da parte elétrica.
A mostra “Arte e Tradições nas Devoções Seculares de Angra dos Reis” ficará aberta até o final de dezembro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17. O Museu de Arte Sacra e igreja da Lapa e Boa Morte fica na rua Doutor Bastos, S/N, Centro.
Reaberto o Museu de Arte Sacra
Nova mostra vai até dezembro e fortalece turismo cultural e religioso de Angra