A menos de um mês para o início dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, que serão realizados entre os dias 13 a 30 de outubro, o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Daniel Santiago, que também é velejador, vive a expectativa da aproximação da competição. Na condição de atleta, Santiago vai para o seu terceiro Pan-americano consecutivo, tendo no currículo, pela equipe brasileira da classe J24, a medalha de prata em Santo Domingo, em 2003, e ouro no Rio de Janeiro, em 2007.
Como presidente da TurisAngra, Santiago vai oficializar o seu licenciamento no dia 10 de outubro, com o aval do prefeito Tuca Jordão e da Lei Federal nº 9.615/98, art. 84, parágrafo 2, que garante o período de afastamento do atleta que vai representar o país em competições esportivas oficiais, no Brasil e no exterior, que ocupa cargos como servidor público civil ou militar, na administração pública, direta, indireta, autarquia ou fundacional. Em sua ausência, a TurisAngra será presidida pela diretora executiva Cristiane Brasil.
O presidente da TurisAngra viaja para Guadalajara no dia 10 de outubro, e começa a competir no dia 15, com provas que vão até o dia 23. Ele integra a equipe da classe J24, veleiro de 24 pés, medindo 7,30m, que é formada ainda pelos velejadores Maurício Santa Cruz, Alexandre Saldanha e Guilherme Hamelmann. Além das medalhas pan-americanas, o grupo é detentor de três títulos mundiais: 2006, na Austrália, 2007, no México e 2009, nos EUA. A equipe também venceu o campeonato Sul-americano da classe em Lima, Peru, em 2010, e os campeonatos nacionais dos EUA, em Dallas, e da Itália, em Carrara, como preparação para o Pan.
As provas serão em Puerto Vallarta, que assim como Angra também tem grande parte de sua receita proveniente do turismo, devido às suas belezas naturais e a um rico patrimônio histórico, além de uma boa estrutura de hotéis e de resorts à beira do oceano pacífico.
– Não tem como separar as coisas. Durante os Jogos, vou estar numa cidade que vive do turismo, com passeios organizados para mergulhos, centro histórico muito frequentado. Com toda certeza vou aproveitar todas as experiências possíveis na área de turismo, mas o foco será o Pan-americano. Isso não será uma preocupação, se ocorrer, será naturalmente – Afirmou Santiago, sobre de que forma irá aproveitar para ter conhecimento de iniciativas positivas do turismo local.
Presidente da TurisAngra vai disputar o Pan
Daniel Santiago viaja para o México no dia 10, após se licenciar da presidência da TurisAngra